Recentemente a série Adolescência chamou atenção de muitos brasileiros e provocou várias reflexões de diversos pontos de vista, precipuamente pelo tempo que crianças e adolescentes passam no mundo virtual à revelia dos pais, não fizeram o upgrade do bom e velho conselho “não aceite nada de estranhos filhos, existem pessoas má nesse mundo”.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Aliás, se pararmos para pensar, todos os perigos que amedrontavam pais no passado foram “hypados” (escalonados, para os mais tradicionais) no nível hard (difícil). O bullying que está estritamente relacionado aos crimes de ódio da internet, é um fato antigo, conhecido por todas as crianças que frequentaram a escola uma vez na vida, faz um bom tempo inclusive que é lei e o Judiciário também conhece esse tema e discute meios alternativos para solução dos problemas, porque os meios clássicos falharam invariavelmente.

Adolescência e os conselhos que não funcionam

Pais e adolescência

Aqui em casa, como pais de crianças que usam a internet obviamente que as preocupações quanto ao seu uso abusivo, como crianças que podem ser tanto agressores quanto vítimas (o que aliás é o que acredito que foi a grande sacada da série, ela nos coloca na situação desconfortável de pais dos agressores e não de vítima, porque esses nem aparecem na série, obviamente de propósito).

O que vai adiantar então? Proibir o uso da internet? Acho bem pouco eficaz, até porquê, já vimos que é no ambiente da vida real que a reação ao processo de bullying e violência começam, ignorar essa questão e que nossos filhos são potenciais vítimas e causadores de algum sofrimento é apertar o play pro jogo começar. Mas, por onde começar então? Marshall Rosenberg, o “pai” da comunicação não violenta disse “Toda violência é a expressão trágica de uma necessidade não atendida”, eu que só tenho diploma de mãe para lidar com isso diria para os começarmos por aí.

 

Awdrey Kokol é mestre em direito e advogada atuante na área de familia e violencia contra a mulher

Leia + sobre partidos política regional