Com sete casos suspeitos de dengue neste ano, além de três novos casos do ano passado confirmados recentemente, o Jardim João Paulo 2º recebe a partir desta segunda-feira, dia 20 de janeiro, as equipes antidengue da Prefeitura de Sumaré e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para a realização de um bloqueio químico em uma área de 50 quadras do bairro. A nebulização de inseticida ou ???fumacê??? visa matar os mosquitos fêmeas adultos e, assim, diminuir o risco de transmissão do vírus na área atendida. O trabalho no bairro pode durar até duas semanas.
A????O DE COMBATE – Enquanto a equipe da Sucen faz o controle químico para eliminar os mosquitos adultos, as equipes de combate à dengue da Prefeitura, formada por Agentes de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vão realizar a busca ativa no interior dos imóveis, visando a retirada de possíveis criadouros das larvas do mosquito, bem como identificar eventuais pacientes sintomáticos no interior das residências e encaminhá-los para atendimento médico.
Tanto o bloqueio químico quanto a busca ativa são realizados quando há casos positivos de dengue nos bairros. O bloqueio químico é a aplicação, na vizinhança da casa do paciente, de um inseticida que vai matar apenas os mosquitos adultos, que já podem picar e transmitir a doença de um paciente
infectado para uma pessoa saudável. Este bloqueio químico não elimina as larvas do mosquito, por isso é importante também o trabalho de busca ativa aos criadouros.