A Vigilância de Zoonoses de Sumaré continua neste fim de semana a vacinação antirrábica para cães e gatos cidade. No sábado, dia 31, a ação será na USF Maria Antônia, na rua Oswaldo Vaccari, n° 685, Jardim Maria Antônia. Já no domingo, dia 1º, o serviço será na EMEF Neusa de Souza Campos, na rua das Rosas, nº 320, Parque Rosa e Silva, região do Picerno. A ação será das 9 às 15 horas, é gratuita e visa imunizar os animais com idade superior a quatro meses.
A Prefeitura ressalta que, devido à falta de abastecimento das vacinas por meio do Ministério da Saúde, a ação realizada não é a mesma campanha promovida anualmente por região da cidade, mas sim um bloqueio em áreas onde foram registrados casos de raiva animal, utilizando doses remanescentes da vacina. Porém, a vacinação é aberta para toda a população, independente da região de residência, e os moradores de uma determinada área podem imunizar seus pets no local mais próximo onde a ação estiver ocorrendo.
A falta das vacinas acomete diversas cidades da região. Assim que o abastecimento das vacinas em Sumaré estiver normalizado e o quantitativo de vacinas for suficiente para atender toda a cidade, a campanha anual será retomada e as demais áreas serão atendidas. A previsão, é que a campanha ocorra em novembro, porém, a Prefeitura aguarda a normalização por parte do Ministério da Saúde.
A raiva é uma infecção aguda do sistema nervoso central causada por vírus, podendo atingir todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem. Sua transmissão acontece geralmente pela mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele.
???Com as vacinas remanescentes, realizamos o serviço em pontos estratégicos da cidade, protegendo, assim, tanto os animais como a própria população. A vacina garante a manutenção do controle da raiva em cães e gatos e, consequentemente, previne a transmissão da doença para o homem. Por isso, orientamos que os moradores estejam atentos e aproveitem a oportunidade de imunizar seus animaizinhos gratuitamente???, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Mais informações pelo telefone (19) 3883-7486.