A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré realizou na última quarta-feira (16), no Centro Administrativo de Nova Veneza, a capacitação sobre o Programa de Saúde nas Escolas (PSE). O encontro, organizado pelos apoiadores da Atenção Primária, foi direcionado aos profissionais da rede municipal de Saúde.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Dentre as ações desenvolvidas pelo PSE, as equipes de saúde, em conjunto com as escolas públicas vinculadas ao programa, iniciarão as estratégias para implementar a vacinação, analisando a situação vacinal dos estudantes menores de 15 anos.

Sumaré investe no Saúde nas Escolas (Nova Veneza)

A Estratégia de Vacinação nas Escolas acontecerá até 31 de maio com foco nos ensinos infantil, fundamental e médio. Durante o período, será verificada a situação das vacinas dos alunos conforme o Calendário Nacional de Vacinação, como febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica, ACWY, HPV e dengue.

A presença da escola como espaço de cuidado e promoção da saúde reforça o vínculo entre educação e saúde pública. “Manter as coberturas vacinais altas é prioridade. Por isso, contamos com o apoio das famílias e das escolas para que os estudantes estejam protegidos contra doenças imunopreveníveis”, orientou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Para que a vacinação seja realizada no ambiente escolar, é necessário que pais e responsáveis assinem o Termo de Assentimento. No dia da ação, os estudantes devem apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação.

PSE em Sumaré

O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira estão unidas para promover o desenvolvimento pleno desse público.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

As temáticas a serem trabalhadas na pactuação 2025-2026 são: Prevenção da Violência e Promoção da Cultura da Paz; Verificação da Situação Vacinal; Saúde Sexual e Reprodutiva; Alimentação Saudável e Saúde Mental.

Leia+ Sobre saúde aqui no NMomento