Tradicionalmente tido como o carro-chefe das vendas do varejo, o desempenho dos hipermercados, supermercados e lojas de produtos alimentícios e bebidas em geral não foi bom em junho.
Foi verificada queda de 0,4% de maio para junho. Na comparação anual, de junho deste ano frente a igual mês de 2012, a queda nas vendas foi de 0,8%.
Segundo Aleciana Gusmão, técnica do IBGE, o desempenho foi basicamente impactado pelo preço dos alimentos, que têm registrado altas taxas de crescimento desde o ano passado.
“A inflação da chamada alimentação em domicílio tem levado os consumidores a comprarem menos alimentos no supermercados e também substituído produtos mais caros por opções mais em conta”, disse.
Segundo avaliou Aleciana, a pesquisa mostra que a mudança no patamar de consumo foi incorporada pelos consumidores apenas em 2013, mesmo que as altas dos alimentos venham sendo observadas desde 2012.
Aleciana lembrou que em junho, segundo o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), a alimentação em domicílio teve variação positiva no acumulado dos últimos 12 meses de 13,6%.
“Já estamos começando a ver o impacto da alta da alimentação em domicílio na atividade hipermercado da pesquisa. Desde o ano passado, os preços vêm aumentando, mas só agora os consumidores estão reduzindo seu consumo em função disso”, completou.