A Suzano Papel e Celulose realizou nesta terça-feira (23) a cerimônia de formatura da 11ª turma do Programa Formare Aprendiz em Suzano (SP). O evento aconteceu na própria unidade industrial e comemorou a formação de 20 jovens no curso de Operador de Processo de Produção. A cerimônia teve participação de aproximadamente 100 pessoas, incluindo amigos e familiares dos formandos, voluntários, gestores da empresa, membros do poder público, da Fundação Iochpe e de escolas parceiras do projeto.
Ao todo, foram 1.200 horas de disciplinas práticas e teóricas, permitindo que os alunos tivessem conhecimentos sobre empreendedorismo, matemática, comunicação, trabalho em equipe, entre outros. As aulas do Formare Aprendiz foram ministradas por colaboradores voluntários da Suzano Papel e Celulose dentro da unidade industrial.
Elisabete Pagliusi, coordenadora do Voluntariado, afirma que a participação dos profissionais da Suzano Papel e Celulose no projeto demonstra a preocupação da empresa em promover um ambiente de troca de experiências e valorização dos talentos internos que estão dispostos a compartilhar conhecimento. ???Procuramos incentivar e inspirar as pessoas a serem voluntárias, pois acreditamos que todos podem contribuir de alguma forma. Todos têm algo para compartilhar e para aprender. Dessa forma, o voluntário se torna um agente transformador na sociedade???.
Para Júlia Fernandes, Diretora Executiva de Gente e Gestão da Suzano Papel e Celulose, o curso representa uma forma de valorizar a formação e desenvolvimento de novos talentos. ???O Formare Aprendiz reflete o nosso propósito da coragem, cuidado e gentileza para contribuir na transformação da sociedade. ?? com esse espírito que trilhamos o caminho da educação e do protagonismo social. Acreditamos que, a partir do desenvolvimento de jovens da nossa região contribuímos para o desenvolvimento social, reforçando cada vez mais nosso propósito, desbravando e cultivando vida.???
O projeto é uma parceria da Suzano Papel e Celulose com a Fundação Iochpe e, desde 2005, já formou 34 turmas, contribuindo para o desenvolvimento de 630 jovens. Desses, 72% já estão inseridos no mercado de trabalho. Em Suzano, a Suzano Papel e Celulose já absorveu 32% dos 203 jovens formados, sendo 58 colaboradores próprios e cinco prestadores de serviços.
A 12ª turma do Formare Aprendiz em Suzano já começou as aulas. O curso acontecerá entre janeiro e outubro de 2018.