Um estudo conduzido por cientistas da Advocate Health, em Milwaukee, Wisconsin, avaliou as características dos pacientes que foram atendidos por meio da telemedicina. A análise incluiu dados de 5.437 adultos norte-americanos que participaram do Inquérito Nacional de Tendências de Informação sobre Saúde.

Leia+ Sobre saúde e Telemedicina aqui

Os pesquisadores descobriram que 43% dos pacientes que tiveram uma consulta de telemedicina, 70% optaram pelo atendimento por vídeo e 30% escolheram apenas por áudio. As consultas de telemedicina foram menos frequentes entre pacientes mais velhos (75 anos ou mais), aqueles que não tinham acesso à internet.

As mulheres são as que mais buscaram por esse tipo de atendimento. As visitas apenas por áudio foram associadas à idade avançada. Não foram observadas diferenças significativas no uso ou modo de telemedicina por educação, raça e etnia ou renda.

Telemedicina já é preferida por 40% dos adultos

“Essas descobertas sugerem que, embora muitos pacientes tenham optado por usar a telemedicina quando as consultas presenciais estão disponíveis, o acesso à telemedicina, especialmente as visitas por vídeo, era menos provável entre as populações-chave, que enfrentam barreiras no acesso aos cuidados”, escrevem os autores.

Mais informações: Eva Chang et al, Patient Characteristics and Telemedicine Use in the US, 2022, JAMA Network Open (2024). DOI: 10.1001/jamannetworkopen.2024.3354

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie. 

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie 

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição filantrópica, de ensino confessional e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri – SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP