A obra do terminal metropolitano de Americana só vai ser entregue no final do ano. O deputado estadual Chico Sardelli (PV) obteve a informação depois de cobrar o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), Joaquim Lopes. Com os atrasos, de acordo com a EMTU, a conclusão do terminal está prevista para o segundo semestre de 2015, em torno do mês de setembro. O prazo inicial era de 12 meses, a partir do início das obras, previsto inicialmente para janeiro de 2014. Mas a liberação da área do antigo Terminal Municipal ocorreu no final de abril, quando se iniciaram os trabalhos de demolição. Durante os serviços de fundação, a EMTU recebeu da Prefeitura o mapa do subsolo da região do terminal, onde constam as redes de água, esgoto etc. Foram encontradas interferências não mapeadas, o que atrasou o início dos trabalhos em mais 30 dias, já que foram necessárias adaptações no projeto original. Com isso, o novo prazo para finalização da obra passou para o segundo semestre deste ano. Joaquim Lopes observou ainda que, com o objetivo de minimizar os transtornos para os comerciantes no período das festas de fim de ano, as obras não avançaram na área da avenida Dr. Antonio Lobo. O presidente informou também que no final de janeiro ou início de fevereiro está prevista a entrega de uma nova via ao lado dos trilhos da ALL (América Latina Lojística) e interdição da avenida Antonio Lobo. Essa nova avenida não foi completada por causa das chuvas dos últimos dias. Para fechar a avenida Antonio Lobo e dar continuidade às obras, a EMTU está agendando uma reunião com o novo secretário municipal de Obras, Eraldo Camargo, que assumiu segunda-feira, para informá-lo da situação e conseguir a liberação para as frentes de obra. O novo terminal de Americana, intermediado pelo deputado Sardelli junto ao governo do Estado, faz parte do projeto do Corredor Metropolitano Biléo Soares, no trecho entre Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d´Oeste. O viário completo do Corredor, segundo a EMTU, tem previsão de conclusão em dezembro de 2015. O trecho de 24,3 km de extensão inclui a construção de dois novos terminais (Americana e Santa Bárbara), três novas estações de transferência (avenida São Paulo, em Santa Bárbara; avenida da Amizade, na Divisa entre Americana e Santa Bárbara) e a reforma geral da Rodoviária de Nova Odessa.