Reuters – Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu nesta terça-feira o Irã, perto da fronteira com o Paquistão, e provocou tremores que foram sentidos na Índia e em países do Golfo Pérsico. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) disse que o terremoto ocorreu às 7h44 da manhã (horário de Brasília), a uma profundidade de 15,2 quilômetros. O epicentro aconteceu no sudeste do Irã, em uma área de montanhas e deserto.
O tremor foi localizado 201 quilômetros a sudeste da cidade iraniana de Zahedan e 250 quilômetros a noroeste de Turbat, no Paquistão, de acordo com o USGS. Prédios altos balançaram na capital da Índia, Nova Délhi, levando pessoas a correr para as ruas, disseram testemunhas. Pessoas também deixaram prédios no Catar e em Dubai, disseram moradores.
Um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto da única usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos. A maioria da instalações de atividade nuclear do Irã está localizada na região central ou no oeste do país, incluindo a usina nuclear de Bushehr, que fica na costa do Golfo.
MORTES – A TV estatal iraniana disse que ao menos 40 pessoas morreram em consequência do terremoto. “Não há confirmação oficial, mas estamos recebendo relatos de 40 mortos na área”, informou a emissora.