Garantir que idosos em asilos bebam a quantidade necessária de água. Esse é o objetivo do projeto da equipe de alunos do Sesi de Americana, campeã da First Lego League World Festival, campeonato mundial de robótica realizado em Houston, nos Estados Unidos, no último fim de semana. O tema da competição foi “Hidrodinâmica”. A equipe volta ao Brasil nesta quinta-feira (26).
“Foram dias intensos de treino lá na nossa cidade [Americana]. A gente chegou a treinar dez horas por dia, inclusive de finais de semana. E foi muito bom ser reconhecida por tudo isso, saber que tudo valeu a pena. A gente abriu mão de muitas coisas para isso”, conta a aluna Bianca Araújo Marcelo, de 17 anos.Os alunos desenvolveram uma pulseira que funciona em conjunto com um aplicativo para monitorar a quantidade de água ingerida por idosos em asilos. Ao todo, 108 equipes de 43 países participaram da competição. Os estudantes que apresentaram projetos têm entre 9 e 18 anos.
“Foi uma experiência incrível pra todos nós e foi muito gratificante. O torneio foi incrível”, completa a estudante.
Segundo o professor Denis Rodrigo Santana, analista de suporte em informática e técnico do time, foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu esse campeonato, trazendo um troféu e reconhecimento para casa.
“A hora que saiu o resultado final foi inacreditável, principalmente porque é a 1ª vez que o Brasil ganha essa competição. ?? um resultado inédito. Foi muita emoção mesmo”, conta o Santana.O professor também disse que essa foi a segunda vez que a “Red Rabbit”, nome dado ao grupo do Sesi de Americana, participou da competição.
“?? um reconhecimento impressionante. Nesse torneio, só participam os times que foram melhores classificados nos torneios nacionais”, explica o professor Mário Eugênio, coordenador geral do Programa de Robótica do Sesi-SP.