Nossa cidade não se planeja. Ninguém planeja o que fazer. Estamos à beira de colapsos na água e no trânsito. Os governantes, todos eles, insistem em fazer obras, em ampliar o tamanho do Estado. Seja para satisfazer ‘parceiros’ empreiteiros ou por falta do que fazer, o que percebemos mesmo é que nossa cidade ainda não passou por um ‘choque’ de realidade. Responder demandas nem sempre é olhar pesquisas. Muitas vezes, o poder público foge de sua responsabilidade de orientar a sociedade.

Vemos isso em Americana. Construir a cidade do futuro passa por organizar a sociedade. E de quem é a responsabilidade de pensar esse futuro? De partidos, sindicatos, entidades organizadas, grupos de pressão representantes coletivos diversos. Depois de algum tempo pensando como ajudar nossa cidade, esbocei esse breve texto que pretende fomentar a criação de um fórum amplo que vá discutir a Americana que temos e, principalmente, a que queremos.O QUE FAZER?A hora é de montar um grupo amplo, diverso e com gente com vontade para discutir nosso futuro. A ideia é formar grupos temáticos (trânsito, gênero, meio ambiente (poluição), abastecimento de água, lixo (resíduos em geral), emprego e desenvolvimento, servidores (redução de comissionados) e outros de variados interesses.ONDE CHEGAR? 
Americana precisa de grupos capazes de discutir seu futuro e, para isso, estamos aqui tentando atrair quem pensa e deseja uma cidade melhor. A princípio, queremos compromisso do próximo prefeito para a adoção de uma CARTILHA DE VALORES E METAS PARA A CIDADE nos próximos 5, 10, 15 anos.Orçamento existe, falta planejamento e foco correto nos investimentos. Esperamos que as todas as forças com representatividade na sociedade deem sua contribuição e ajudem na elaboração de documentos/propostas a serem encampadas pelos candidatos a prefeito.Em suma, queremos elevar a qualidade política da nossa cidade para que sejamos referência em gestão pública e qualidade de vida.