O número de homens em busca de cirurgia plástica é cada vez maior. Nos últimos cinco anos, o total de procedimentos realizados pelos homens quadruplicou. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é feita uma média de 31 procedimentos por hora entre o público masculino.
O cirurgião plástico Samir Eberlin, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que os procedimentos mais procurados pelos homens são ginecomastia (remoção cirúrgica do tecido glandular e do excesso de pele nas mamas masculinas), lipoaspiração, vibrolipoaspiração, abdominoplastia, implante capilar e cirurgia de pálpebra para a retirada do excesso de pele e gordura na região dos olhos.
Eberlin explica que a retirada de excesso de pele nas mamas masculinas é feita por homens com uma média de idade em torno de 20 anos. “Quando estão com 50 anos, o interesse maior é pelos procedimentos de lipoaspiração, abdominoplastia (que reconstrói a região abdominal) e cirurgia de pálpebra”, comenta o cirurgião, que atende em Campinas e Sumaré.  
A vibrolipoaspiração, também conhecida como vibrolipo, é parecida com a lipoaspiração tradicional, mas é menos invasiva. “A técnica pode ser aplicada em todas as partes do corpo e a recuperação do paciente também é mais rápida”, destaca o cirurgião.