O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d???Oeste) mais fechou do que abriu postos de trabalhos formais em setembro. De acordo com levantamento realizado pela assessora econômica da entidade, Caroline Miranda Brandão, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado na última semana pelo Ministério do Trabalho, o saldo negativo no último mês foi de 100 vagas. O número, porém, é melhor que o registrado no mesmo período de 2016, quando o saldo foi ???119.
O setor varejista vinha em recuperação, sendo que em julho e agosto o saldo havia sido positivo na região (136 e 250, respectivamente). Apesar do recuo, considerando todos os segmentos, a região da base administrativa do Sincomercio teve saldo positivo, abrindo 279 vagas em setembro último, ante saldo negativo de 84 no mesmo mês de 2016. Os setores que mais se destacaram foram a indústria de transformação ??? saldo de 220 vagas ??? e o comércio em geral (que inclui varejo e atacado) ??? saldo positivo de 106. Varejo por município
Americana foi o único município da região a ter saldo positivo de empregos no varejo em setembro e, de quebra, o único também a ter saldo melhor que em 2016. No último mês foram abertos 2 postos de trabalho, contra saldo negativo de 81 no mesmo período do ano anterior.
Nova Odessa, por sua vez, encerrou 27 vagas ??? principalmente puxado pelo setor Supermercados (-12) ??? contra saldo negativo de 6 em setembro de 2016.
Já o varejo barbarense teve saldo negativo de 75 em setembro de 2017 ??? também tendo como principal ???vilão??? os Supermercados (-49) ??? ante -32 no mesmo mês de 2016.