Varredeira mecânica Nova Odessa já percorreu 1,1 mil km

Cidades,

Varredeira mecânica Nova Odessa já percorreu 1,1 mil km

22 de janeiro de 2023

Pouco mais de um mês de trabalho da varredeira mecânica

De 23 de novembro a 28 de dezembro do ano passado, e mesmo com as chuvas constantes que atingem a cidade e a região, a varredeira mecânica de grande porte automática contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza noturna percorreu nada menos que 1.101 quilômetros de vias públicas em Nova Odessa. É o que mostra o primeiro relatório do serviço apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A varrição mecanizada permite que se tenha eficiência nos trabalhos de varrição, uma vez que é possível realizar até 9 km por hora trabalhada. Além disso, por aspirar os resíduos numa faixa de 2,2 metros de largura das guias e sarjetas até o leito carroçável, também se tem uma melhor limpeza das ruas, pois o equipamento aspira também areias e pedras, além das folhas e lixos, evitando que estes sejam carregados para as galerias de águas pluviais – ação fundamental para a preservação dos recursos hídricos e também para a prevenção de enchentes nas áreas urbanas”, explicou a secretária de Meio Ambiente da cidade, Aryhane Massita.

A contratação do serviço visa exatamente aumentar a capacidade da equipe de varrição do Município, removendo e sugando folhas, terra, pedras e a sujeira em geral. Trata-se de uma máquina importada da Europa que retém até 4 metros cúbicos de rejeitos em sua caçamba interna, com capacidade para cobrir até 35 mil metros quadrados por hora a uma velocidade máxima de até 15 km/h, com duas escovas laterais com cerdas de aço e uma escova central com cerdas de nylon, e sistema de sucção através de rotor e turbina.

Montada sobre a carroceria de um caminhão pesado, a máquina opera a partir das 20h, de segunda a sábado, 7 horas por noite, e cobrindo em média de 40 a 60 quilômetros por “turno” de trabalho – sempre sob supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e da Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura. A varredeira foi contratada através de uma ata de registro de preços, ou seja, a Prefeitura só paga pelos quilômetros efetivamente rodados pelo veículo.

“É importante orientar a população que, se possível, evite deixar carros na rua depois do horário de funcionamento da máquina, para deixar a rua o mais livre possível, possibilitando o fácil acesso da varredeira às guias”, explicou ainda em novembro o diretor de Serviços Urbanos da cidade, Luan Vitorelli.

Rodolfo Kivitz ganha nova rotatória na Fazenda Velha

“É uma máquina ultramoderna, de grande capacidade de operação, que retira praticamente tudo que estiver na rua e nas guias. Com certeza vai ser um grande ganho para nosso sistema de limpeza pública”, comentou na época o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho.

Varredeira mecânica Nova Odessa já percorreu 1,1 mil km

Varredeira mecânica Nova Odessa já percorreu 1,1 mil km

Mesmo com esse novo equipamento, a máquina varredeira própria da Prefeitura, menor e mais manobrável, continua em funcionamento diário, concentrando-se assim em lugares menores e mais estreitos, em que a varredeira de grande porte não possa ser utilizada.

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento

Gostou? Compartilhe!