Apesar de lamentou e dizer que não há desculpa para casos de exploração e violência contra crianças, o Vaticano afirmou que existem agressores em todas as profissões, incluindo membros do clero e colaboradores da Igreja.
“Há responsáveis por abusos entre os membros das profissões mais respeitadas do mundo e, mais lamentavelmente, entre membros do clero e outros funcionários da Igreja”, disse Silvano Tomasi, representante do Vaticano na ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra.
A declaração foi feita diante da Comissão dos Direitos da Criança da ONU. ?? a primeira vez que a Igreja Católica participa de um debate público para discutir os abusos sexuais de menores cometidos por sacerdotes no mundo inteiro.
“A Santa Sé cuidadosamente delineou políticas e procedimentos no intuito de ajudar a eliminar tal abuso e a colaborar com as respectivas autoridades estatais para lutar contra esse crime. A Santa Sé também se comprometeu a ouvir cuidadosamente as vítimas de abuso e a admitir o impacto de tais situações nos sobreviventes e em suas famílias”, disse Tomasi.
Foto: Fabrice Coffrini/AFP