O vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT), defende que haja a divulgação, via Internet, de informações sobre os plantões médicos em Nova Odessa. Segundo ele, disponibilizar dados relativos à Rede Municipal de Saúde é recomendação do Ministério Público Federal para a região. Na sessão de segunda-feira (20) houve a reprovação de projeto que obrigaria a Prefeitura a publicar, em seu site oficial, as informações de plantões médicos.
A ideia do parlamentar era que a Administração Municipal disponibilizasse a relação com endereços de suas unidades de saúde prestadoras de serviços clínicos e ambulatoriais, indicando o nome, a especialidade e horário dos respectivos plantões médicos.
O professor Antonio cita que, segundo o Ministério Público Federal de Campinas, é recomendado a Sumaré, Hortolândia e mais 30 cidades da região implantarem em até 180 dias o registro eletrônico de frequência de servidores e médicos da Rede Municipal de Saúde, vinculados ao SUS (Sistema ??nico de Saúde). Além disso, indica a instalação de quadros contendo informações do nome dos médicos, especialidades e horários das jornadas.
Tais quadros deveriam ser afixados em local visível nas salas de recepção, informando os pacientes de forma “clara e objetiva”. Segundo o vereador novaodessense, disponibilizar na Internet permitiria aos cidadãos acessar as informações. “Isso é o que determina o Ministério Público Federal, mas os vereadores de Nova Odessa não entendem dessa forma”, lamenta.