O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a cobrança pela de limpeza de fossa a pessoas de baixa renda, serviço anteriormente executado de forma gratuita pelo Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE).
No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por moradores da Vila Nova Esperança que voltaram a reclamar da cobrança pela realização do serviço. Padre Sergio lembra que já havia questionado em requerimento de sua autoria apresentado em 2017 qual a previsão de instalação de rede coletora de esgoto na região.
???O DAE respondeu que a Vila Nova Esperança, possui rede coletora de esgoto desde 2016, porém, sem possibilidade de utilização, que depende da conclusão e operação da Estação Elevatória de Esgoto a ser executada pelo conjunto residencial Asta 7, a ser implantada em área contígua ao bairro???, aponta.
O vereador lembra que, devido à falta de rede coletora de esgoto, o DAE executava o serviço de limpeza de fossa gratuitamente. ???No entanto, por meio do decreto 11.489/2017, o prefeito Omar Najar revogou decreto que estabelecia isenção do pagamento pelo serviço???, acrecenta.
No requerimento, Padre Sergio pergunta quando a ETE da região deverá entrar em operação e se a gratuidade não poderia ser mantida até então. Questiona, ainda, o que motivou a revogação do decreto.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (25).