A Prefeitura de Sumaré, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, mantém um cronograma semanal de ações da ???Operação Sossego???, que podem acontecer a qualquer momento, nas diversas regiões da cidade, principalmente às sextas, sábados e domingos. Apenas neste ano, de janeiro até o momento, já foram realizadas 20 operações conjuntas, nas quais foram vistoriados cerca de 130 estabelecimentos, dos quais 25 foram notificados e cinco, lacrados pelos fiscais.
Segundo as secretarias municipais envolvidas, as operações têm obtido sucesso na redução dos casos de perturbação, abuso do som alto e afins ??? com reflexo indireto também na redução da criminalidade normalmente associada às aglomerações de jovens, como o tráfico de drogas, que costuma se aproveitar destas situações e do próprio ???público??? dos ???fluxos???.
???Temos feito essas ações com frequência, que chamamos de ???Operação Sossego???, conjuntamente com a Guarda Civil Municipal, o Setor de Fiscalização e, em muitos casos, com a Policia Militar. E já estamos sentindo os efeitos positivos através do retorno da população, que faz suas denúncias junto às Ouvidorias da Secretaria de Controle Interno e Transparência, da Guarda Civil Municipal ou da própria Policia Militar???, explicou o titular da pasta, João Moreira ??? um dos organizadores das operações juntamente com o secretário municipal de Segurança, coronel Ronaldo Pontes Furtado.
???As ações ocorrem a qualquer momento dos finais de semana, de sexta-feira a domingo, principalmente à noite, e são programadas a partir das estatísticas de reclamações recebidas durante a semana pela Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Controle e Transparência da Prefeitura, e também do serviço de Inteligência realizado pela Guarda Civil Municipal, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança???, acrescentou o coronel Furtado.
???Normalmente, vamos ao local quando as denuncias se tornam frequentes. Nosso foco, nestas ações à noite e aos finais de semana, é a questão do sossego público. Priorizamos os locais mais problemáticos, montamos um cronograma e acionamos todos os parceiros???, completou João Moreira.
As operações contam com guardas municipais, agentes municipais de Trânsito e fiscais de Posturas, Tributos e Vigilância Sanitária. Dependendo da situação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo também pode ser acionada, para dar apoio à equipe municipal ??? principalmente nos casos que envolvem grandes aglomerações, como os chamados ???batidões??? ou ???fluxos???.