Atendimento humanizado com qualidade e na hora que a pessoa precisa. O novo modelo de atendimento na Atenção Básica, do Programa “Zera Fila da Saúde” de Santa Bárbara d’Oeste, alcançou números expressivos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúdes) “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março, e “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon.

Completando dois meses e um mês, respectivamente, o novo modelo busca qualificar o atendimento e prestação de serviços da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, reduzindo filas históricas de exames e consultas. O novo sistema já é realidade também nas UBSs do São Fernando, Jardim Esmeralda e Planalto do Sol 2.

A inovação foi adotada na unidade do 31 de Março em 1º de março e já contabiliza 8.966 procedimentos, sendo 2.094 consultas médicas, realizados aos moradores dos bairros 31 de Março, Angelo Giubina, Jardim Augusto Cavalheiro, Cabreúva, Conjunto dos Trabalhadores, Jardim Icaraí, Jardim Batagin, São Joaquim, Vila Diva, Vila Lola, Vila Oliveira e Terra Azul. O local recebeu uma reestruturação que duplicou de tamanho e foi totalmente reformado.

Já no Mollon, desde 2 de abril, já foram realizados 4.129 procedimentos pela equipe da unidade, sendo 934 consultas médicas, além de atendimentos de enfermagem e odontológicos e vacinação. A UBS atende moradores dos bairros Mollon, Mollon I, II, III e IV, Jardim Brasília, Fazenda Jacyra, Jacyra I, II e III, Jardim Amélia, Jardim Gerivá, Monte Líbano, Pântano I e Pântano II. Eles também recebem as visitam de agentes comunitários de Saúde por meio do Programa Saúde da Família.

Segundo o prefeito Denis Andia, a implantação desse novo modelo de atendimento na Atenção Básica no Município se tornará exemplo ao país todo. “Após a unidade do Mollon, vamos sucessivamente, unidade por unidade, até que todas de Santa Bárbara funcionem com o novo modelo. Não é simples mudar a realidade de uma cidade do tamanho de Santa Bárbara com 200 mil habitantes. Precisamos ir passo a passo, uma unidade de cada vez, para a Saúde se tornar muito eficiente às pessoas. No fim, quando chegarmos em todos os postos, vamos ter uma Atenção Básica muito mais dinâmica e exemplos para outras cidades do Brasil”, frisou o prefeito.