Mais acesso aos serviços. O Zera Fila da Saúde abriu cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no sábado (19) e realizou, ao total, mais de 430 atendimentos. A iniciativa realizada pela Prefeitura ocorreu nas unidades dos bairros Mollon, Jardim Esmeralda, Jardim Boa Vista, Cidade Nova e Conjunto Roberto Romano. Nos locais foram ofertadas consultas médicas, exames de eletrocardiograma, coleta de papanicolaou, vacinação e entrega de medicamentos, além de orientações diversas nas recepções.

A iniciativa aos sábados tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços, possibilitando reduzir o tempo de espera para consultas e alguns procedimentos. A definição das unidades que funcionam nestes dias é feita conforme as principais necessidades de cada região. Ao longo da semana, as equipes realizam o agendamento prévio dos pacientes. Para todos os atendimentos é necessário apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS.

Até o momento, o Zera Fila da Saúde zerou filas históricas de cirurgia de catarata, algumas ressonâncias magnéticas e tomografias, ultrassom, endoscopia, ecocardiograma, otorrinolaringologia, endocrinologia, vascular, neuropediatra e mais 20 especialidades. O Programa também é responsável pelo novo modelo de atendimento em sete UBSs, permitindo que os pacientes sejam atendidos no mesmo dia em que são acolhidos nas unidades.