Dois meses de novo sistema de atendimento na Saúde implantado na UBS do Jardim São Fernando de Santa Bárbara d’Oeste. O período mostrou inovação, humanização e resultados positivos à população, registrando mais de 8 mil procedimentos. Foram 3.134 consultas de enfermagem, 2.579 procedimentos de enfermagem, 1.040 consultadas com médico generalista, 769 consultas da saúde bucal, 307 pacientes direcionamentos para outras unidades, 119 visitas domiciliares e 93 ligações de busca-ativa de pacientes.
 A inovação deste atendimento permite mais humanização no acolhimento à população. Como parte do Programa “Zera Fila da Saúde”, o novo modelo visa qualificar o atendimento e prestação de serviços da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, reduzindo filas históricas de exames e consultas e agilizando a distribuição de medicamentos por meio de farmácias particulares, entre outras ações. “A unidade do São Fernando é a primeira entre os 14 postos que passou a funcionar diferente de todas elas e de todas Brasil. Hoje o cidadão chega à unidade, é atendido no mesmo dia e só espera o habitual para fazer a consulta. Nós reorganizamos a estrutura de atendimento e de acolhimento, além das consultas no dia a dia e ganhamos tempo para fazer a prospecção para ligar na casa do paciente e trazer para UBS, sempre pensando na prevenção”, disse o prefeito Denis Andia. “?? um passo a passo que não tem mágica, é muito trabalho. Para dar certo na cidade precisamos de muita gestão e responsabilidade. Quem sabe Santa Bárbara seja modelo que inspire outras cidades a mudar esse atendimento e acolhimento na Saúde”, complementou Denis. A próxima unidade a implantar esse novo modelo será a UBS do Jardim Esmeralda que está em fase final de reforma e ampliação. Um a um, os postos médicos de Santa Bárbara adotarão o novo sistema de atendimento, possibilitando que os pacientes resolvam seus problemas na própria unidade, facilitando a vida do barbarense e desafogando os atendimentos de urgência e emergência.