O NM vai tentar entender o futuro de alguns vereadores de Americana.

Nessa primeira análise os nomes no escrutínio serão o ex-presidente da Câmara Thiago Martins (PV) e o nome mais ‘bravo’ da oposição Gualter Amado (Republicanos). O primeiro problema dos dois é definir por qual partido disputarão as eleições de 2024.

Martins está no PV, partido da federação com PT e PCdoB. O prefeito Chico Sardelli (sem partido) deverá trabalhar para ter a federação em sua base no ano que vem. Martins andou se estranhando com o governo local e se aproximando do ex-prefeito Omar Najar (MDB) desde o começo do ano. Vai pro MDB

LEIA+: Karen Heins deixa Câmara. assessoria de Kátia Ferrari

 

Martins pede informações sobre as obras de ampliação do Aeroporto Municipal de Americana

 

O vereador Thiago Martins (PV) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações ao Poder Executivo sobre as obras de ampliação do Aeroporto Municipal “Augusto de Oliveira Salvação”.

 

No documento, o parlamentar explica que, em 2018, foi aprovado pela Câmara um projeto que autorizou a prefeitura a celebrar convênio com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) visando a execução de obras de ampliação da pista de pouso, pista de rolamento e obras de infraestrutura auxiliares. Na ocasião, o convênio estabelecia o valor total de R$ 11.539.234,20, dos quais R$ 10 milhões de responsabilidade do DAESP, através do Programa de Modernização da Infraestrutura Aeroportuária, e o restante a cargo da Prefeitura de Americana a título de contrapartida.

 

“Em 2023, a municipalidade divulgou que o aeroporto aumentou em 50% o número de voos num comparativo com os seis primeiros meses do ano passado, ampliando para 6431 pousos e decolagens. Então queremos entender se os recursos para as obras já estão disponíveis para a cidade”, apontou Martins.

 

O autor pergunta no requerimento qual o valor estimado para a execução total das obras de ampliação do Aeroporto Municipal de Americana; se o recurso estabelecido pelo convênio encontra-se disponível no caixa da prefeitura; o que é de responsabilidade do município e quais ações estão sendo tomadas, em relação as medidas necessárias para que a obra tenha início o mais breve possível.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (01), e será encaminhado à prefeitura para resposta.