O movimento Rosa do Bem, que foi oficializado como instituto nesta semana, realiza neste domingo (6) a 9ª Caminhada Rosa do Bem ??? Por Amor à Vida, com concentração a partir das 8h30, no CCL (Centro de Cultura e Lazer), que fica na Avenida Brasil, região central de Americana. O objetivo é impactar a sociedade sobre a importância da atitude e da prevenção ao câncer de mama.
A organização da caminhada aguarda a participação de oito mil pessoas e a arrecadação de 16 toneladas de alimentos, que serão doados a entidades assistenciais do município. Para ter uma camiseta no dia do evento é preciso trocar o vale por 2kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), nos pontos divulgados pela organização, que incluem a sede do Rosa do Bem (Rua José Moreno, 209, Jardim Alvorada), a Casa do Advogado (Rua Cristovão Colombo, 155) e o Fundo Social de Solidariedade de Americana (Rua Antonio Frezzarim, 412 – Jardim São Paulo), além de pontos comerciais de Americana.
Segundo a presidente do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, a caminhada é um momento muito importante, que acontece desde o primeiro ano do movimento. “Quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, não existe dia e nem hora, ela precisa tomar uma atitude por amor à vida. ?? isso que buscamos provocar com essa atividade, causar um impacto que faça as pessoas pensarem e agirem”, afirmou.
O Rosa do Bem conta com uma programação diversificada em 2019, além da realização de duas mil mamografias e 600 exames Papanicolau por meio da carreta do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos). Várias palestras já foram realizadas e estão programadas outras para o mês de outubro; a iluminação da Avenida Brasil está ficando rosa; além do concerto “Por Amor à Vida”, que foi realizado nesta semana no Teatro Municipal, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Americana, com as participações especiais da dupla Matheus Minas e Leandro e de solistas da Cia ??pera de São Paulo.
O Rosa do Bem é realizado desde 2011 e, nas oito edições, já foram feitos 4.354 exames de mamografia.