9 em cada 10 estudantes afirmam confiar em seus professores
e 87% os enxergam como exemplos positivos. Essa constatação faz parte da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O estudo também mostra que os docentes têm boa proximidade com os estudantes, pois 81% dos alunos contam que não possuem problemas na relação com seus professores, enquanto que apenas 19% discordam dessa afirmação. Os períodos de Alfabetização e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm maior facilidade no relacionamento (87% e 86%) em comparação com os Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com 77% e 78%, respectivamente.
Na interação com as famílias, 72% dos estudantes e seus familiares responderam que contam com os professores para esclarecer dúvidas, com percentuais mais altos entre os alunos de Alfabetização (78%) e Anos Iniciais (77%). Os docentes da região Sul aparecem como os mais receptivos, com 82%; em contrapartida, na região Norte essa prática ocorre com menor frequência, registrando 67%.
Para 87% dos responsáveis dos estudantes, os docentes conhecem muito ou em parte as dificuldades de aprendizado de cada um de seus alunos. Segundo o estudo, os professores da região Sul são quem tem maior percepção, com 93%. O Nordeste se aproxima com 90% e aparecem na sequência as regiões Centro-Oeste (86%), Norte (86%) e Sudeste (83%).
Esse reconhecimento pode ser justificado pelas atividades realizadas nas escolas, em que 91% dos familiares argumentam que elas ajudam a criar uma relação de confiança entre ambos. Na região Norte, esse índice é de 95%, seguido do Sul (94%) e Nordeste (93%). Centro-Oeste e Sudeste aparecem praticamente empatados, com 88% e 87%, respectivamente.
“A motivação dos professores em elaborar soluções criativas para tornar as aprendizagens mais atrativas é reconhecida aos olhos dos estudantes, que, por sua vez, correspondem se engajando na dinâmica da matéria. Essas iniciativas marcam a trajetória escolar de crianças, adolescentes e jovens, fazendo com que o aluno observe uma perspectiva mais ampla de sua vida”, afirma a coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social, Juliana Yade, que também atuou durante oito anos como professora do Ensino Fundamental.
Professor: a chave da transformação
Para o Dia do Professor, 15 de outubro, elencamos histórias de professores de todo o país que têm transformado o cotidiano escolar. Apesar dos desafios, o entusiasmo pela docência é o que os move, para, inclusive, trazer inovações para a sala de aula.
Batalhas de rimas despertam interesse do estudante na leitura
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Lais Freitas – SP
Professora de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio da rede de ensino de Embu-Guaçu (SP)
Despertar o interesse dos estudantes pela literatura por meio da arte foi o objetivo da professora de língua portuguesa Laís Freitas. Com seu projeto “Slam” e a realização de saraus dentro da escola, os adolescentes se encantaram e passaram a consumir obras literárias e a escrever poesias, seja para participar dos eventos culturais ou até para registro pessoal.
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Livros com personagens negros elevam autoestima de crianças na Educação Infantil
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Shirley Borges – SP
Professora de artes do Ensino Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de São Paulo
Dados da “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil“, desenvolvido pelo Itaú Social e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, mostram que as relações raciais são pouco exploradas na pré-escola e creche. Compreendendo essa lacuna, a professora de Educação Infantil Shirley Borges desenvolveu um projeto na sua escola envolvendo os livros de personagens negros distribuídos pelo programa Leia com uma criança, do Itaú Social. Segundo a docente, ao se reconhecerem nas histórias, as crianças elevaram sua autoestima e puderam projetar sonhos maiores de carreira e de vida.
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Crianças da pré-escola do litoral paulista brincam por meio da literatura
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Shirley Borges – SP
Susana Félix Paz Correa Leite – SP
Professora do Ensino Infantil da rede municipal de ensino de Bertioga e Guarujá
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê seis experiências que proporcionam o desenvolvimento da criança: o conviver, o participar, o explorar, o expressar, o conhecer-se e o brincar, sendo essa última utilizada com frequência pela professora Susana Leite. A docente utiliza as gincanas para apresentar aos estudantes o universo da literatura e, por consequência, os prepara para o início da alfabetização no Ensino Fundamental.
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