O prefeito de Nova Odessa, Bill Vieira de Souza (PSDB), criou um Comitê de Planejamento Administrativo para avaliar ações das secretarias municipais com intuito de reduzir custos e otimizar os existentes. 
“Em 2015 criamos o Comitê Financeiro, que tem desempenhado um importante trabalho e nos ajudou a encarar a crise. Agora, criei mais um grupo, responsável por auxiliar no planejamento de nossas ações. Vamos seguir economizando, mas buscaremos também aplicar de forma mais eficiente nossos recursos, aproveitar melhor a mão de obra e materiais que já possuímos”, explicou Bill. Segundo ele, o Comitê foi instituído para auxiliar secretários e diretores em suas respectivas pastas. 
O Comitê é formado por Ricardo Ongaro, presidente diretor da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden), secretária de Finanças, Mara Beatriz A. Kilmeyers, diretor de Programas e Projetos Educacionais, Achile Nicola Fosco, e pelo diretor financeiro da Coden, Brauner Antonio Feliciano. 
TRABALHO – Entre as primeiras ações, o Comitê de Planejamento Administrativo e Financeiro anunciou o contingenciamento de 30% no controle da dotação orçamentária de 2017 ??? com exceção da folha de pagamento -, com objetivo de maior controle das Receitas e Despesas. “Fizemos um cálculo em relação à receita líquida de 2016 e o Orçamento de 2017 e chegamos a este percentual de contingenciamento”, explicou Achile. 
“Também estamos conversando com os gestores de cada pasta para que façam um levantamento das necessidades de seus setores e se programem. A partir de março, vamos analisar as ordens de serviços, pedidos, etc. Claro que, em casos de urgência e emergência, teremos uma postura diferenciada. Mas nestes dois primeiros meses do ano, nossa prioridade é analisar os projetos e organizar as ações”, afirmou Ricardo.