Circula na rede e deve circular nas escolas de Americana um manifesto de profissionais de educação que prevê o ‘caos’ na cidade na volta às aulas.
O grupo afirma que as demissões vai reduzir a qualidade do serviço. Abaixo a nota na íntegra.

Srs. Pais  –   (CRECHE, EMEI, e de  1º ao 9° ano)Fiquem atentos!A situação das nossas escolas podem piorar, e muito! O que está acontecendo:-– Fim do reforço escolar (que é um direito das nossas crianças e adolescentes)– Fim das oficinas (inglês, jogos matemáticos, expressão corporal) etc..– Demissão de servidores concursados (professores, cozinheiras e inspetores)– Salas de aulas lotadas– Fechamento de unidades e salas de aulas
Mobilizem-se!! Os jornais da cidade, por algum motivo, pouco ou nada divulga!Procurem o Ministério Público, imprensa regional, conselho tutelar, C??MARA DE VEREADORES e não aceitem nada MENOS  a que tem de direito! Não deixe que façam com a educação o mesmo que estão fazendo com a saúde.
IMPORTANTE:  –  mais de 150 professores receberão carta de demissão, enquanto o prefeito  se nega a demitir seus comissionados e cargos de confiança com altas gratificações.
-Com as demissões o prefeito não pode contratar por 4 anos! Seria o caos para a  aprendizagem em Americana.No ano passado já sofremos com a falta de professores, quando as escolas deixavam os alunos com estagiários e cuidadores assistindo filmes!
– O prefeito alega que a folha de pagamento aumentou em 2016, isso deve-se as inúmeras contratações de cargos comissionados com altos salários e de gratificações feitas no passado (ano de eleição)A Educação conta com 25% de toda a arrecadação, ou seja, não precisaria passar por tudo isso!
-Os salários dos professores não dependem do município, são verbas federais (FUNDEB) que se fossem usadas corretamente não haveria atrasos nos salários e conseqüentemente nossos alunos não sofreriam com as greves!