Eles mudaram a formar de conhecer pessoas. Conheça os sites de encontros específicos para cada tipo de relacionamento
Na era digital estar conectado é a palavra e cada vez se torna mais fácil conhecer pessoas novas. Não é raro encontrar casais que se conheceram através da internet e quem prefira a conquista no virtual para depois ir para o real e isso vem dando força para o surgimento dos mais diversos sites e apps de paquera.
Prático, simples e rápido, os sites de relacionamento ajudam pessoas mais tímidas e sem muito tempo a perder, nessa correria do dia a dia, a encontrarem pessoas com o mesmo objetivo. Rui Sousa, cofundador do site “A Outra Metade”, acredita que no Brasil, principalmente, há um amplo nicho para os sites de relacionamento, o que facilita que pessoas com a mesma finalidade se encontrem. Para não se frustrar na busca pelo parceiro na internet, confira os princípios de cada site/app:
A Outra Metade ??? Lançado em 2017, o site focado em um público acima dos 30 anos, uma fase da vida em que as pessoas já têm mais estabilidade e maturidade emocional. O objetivo é unir românticos à moda antiga. Totalmente gratuito, tanto para mulheres quanto para homens e limpo de publicidade, o site foi desenhado por uma mulher, para ser mais agradável para as brasileiras. Na plataforma a foto é opcional e a descrição é obrigatória, quem prefere, inclusive, pode optar por desenhar um avatar parecido consigo mesmo ao invés de colocar uma foto. Os membros do site podem iniciar uma conversa após uma pesquisa pelos critérios determinados pelo próprio usuário ou por meio de um jogo – o Cupido ??? de acordo com preferências aleatórias do próprio site.
Tinder ??? Um dos mais famosos apps de relacionamento, surgiu para facilitar a procura virtual por uma paquera. O app permite que pessoas com interesses comuns se relacionem através de um match. Para criar uma conta no Tinder é preciso ter Facebook, pois é a partir disso que o app pega as informações pessoais dos usuários. Após o cadastro, abre-se uma tela inicial com a foto do novo usuário e alguns pretendentes, a partir daí é só “passar” com a opção x ou dar um “gostei” com o coraçãozinho. Somente após os dois usuários se interessarem um pelo outro, é aberto um chat no qual se pode iniciar uma conversa e quem sabe rolar um encontro. O app possui uma versão plus, na qual pagando uma quantia mensal é possível ter algumas funções a mais que a versão gratuita e limpar o app de publicidade.
Happn ??? Tem por finalidade unir pessoas que se cruzaram na rua e está disponível para Android e IOS. Para criar uma conta no app também é preciso ter cadastro no Facebook. Quem prefere, além da descrição básica, pode deixar as fotos do Instagram e as músicas favoritas disponíveis para os outros usuários. O Happn também só abre um chat depois da combinação entre duas pessoas. Para fazer que o outro te note mais rápido é possível enviar um charme, que é uma espécie de: “Ei! Estou aqui”, mas a opção só é gratuita para mulheres.
Divino Amor ??? O maior portal de relacionamento para brasileiros evangélicos. Para criar uma conta no site não é permitido utilizar um e-mail que já tenha sido usado em outro site do mesmo grupo do Divino Amor. Para navegar em qualquer parte do portal é obrigatório especificar informações pessoais. Além disso, para fazer uso do site é preciso selecionar uma denominação religiosa e a prática da mesma, e para definir a busca pelo parceiro ideal, também é necessário especificar essas informações. Apesar de ser divulgado como gratuito, o site também possui recursos pagos, assim como a maioria.
Grindr ??? Um dos mais famosos e utilizados, é uma rede social que tem a função de unir homens gays e bi. ?? mais recomendado para quem está em busca de diversão e um lance casual, já que o app não é tão procurado por quem está a fim de um relacionamento sério. Ele funciona por meio da localização dos usuários via GPS e possui recursos pagos. A interface do app é baseada em mosaico quadriculado, no qual aparecem os pretendentes organizados por proximidade em tempo real. Para iniciar uma conversa, basta clicar na foto do escolhido e assim ter acesso ao perfil do outro usuário.
Femme ??? Voltado para mulheres gays e bi que estão em busca de um relacionamento sério. Disponível para Android, o app permite a busca por mulheres aos arredores e filtradas por características específicas. Totalmente desenvolvido no Brasil, funciona basicamente como a maioria dos apps de relacionamento, em que é possível visualizar um perfil com biografia, interesses e fotos, e dar um “curti” ou não “curti”. Para ter direito a ver quem favoritou o perfil, quem leu as mensagens, remover o perfil das buscas, entres outras vantagens, a usuária pode optar por pagar uma mensalidade no app.
Ashley Madison ??? Conhecido como a rede social dos infiéis, o site é voltado para pessoas comprometidas e tem como slogan a frase: “A vida é curta. Curta um caso”. O objetivo é unir pessoas em busca de sexo casual em absoluto sigilo. Porém, para utilizar o site é preciso estar disposto a desembolsar uma grana, apesar do cadastro ser gratuito para iniciar e manter uma conversa com outro usuário é preciso pagar créditos ao site.
C-date ??? Fundado em 2008, foi o primeiro site de encontros casuais da Europa e hoje possui mais de 5 milhões de usuários brasileiros. O site é composto por usuários entre 30 a 50 anos, que buscam aventuras sem compromisso, de forma elegante. O interesse não são pessoas comprometidas e sim solteiros que focaram na carreira e não têm muito tempo para se dedicar a um relacionamento sério. Para fazer uso do site, basta se registrar e descrever o parceiro ideal. O usuário terá acesso a uma área gratuita e para desfrutar de serviços pagos poderá realizar uma assinatura pelo tempo de duração desejado.
Cuddli ??? Talvez o mais específico de todos, o app é voltado para o público nerd. O aplicativo ajuda os geeks a encontram o parceiro ideal para uma maratona de séries ou para ficar vendo agarradinhos a trilogia de Star Wars. Lançado em 2016, o Cuddli está disponível nas versões Android e IOS. Para participar dessa verdadeira comunidade não é preciso nenhum atestado de “nerdice”, mas o app permite colocar ícones relacionados ao fandom de cada membro. O recurso para encontrar outro usuário é o GPS, assim que o uma pessoa descobre afinidades com outro membro é possível selecionar o modo casal, que permite a conversa com o crush e bloqueia para outros interessados.
AstroMatch ??? Busca unir as pessoas a partir das combinações astrólogas. Isso mesmo, no app o signo une as pessoas, pois é a partir de um mapa astral que são feitas as combinações entre os usuários. Para se cadastrar, basta especificar algumas informações, que podem ou não ser retiradas do Facebook, e assim o app cruza os mapas de outras pessoas, indicando o nível de compatibilidade de cada usuário. Para iniciar e uma conversa é preciso dar um like e esperar que a outra pessoa também dê um like.