O Waze, aplicativo de navegação gratuito e em tempo real traz dados sobre o comportamento dos motoristas brasileiros, com informações que ajudam a otimizar o seu tempo no trânsito durante a Black Friday.
O aumento no interesse dos brasileiros pela data se tornou expressivo nos últimos anos, e revela um crescimento de 11% de vendas no varejo físico (de 2015 para 2016 ), atrelado a um crescimento de 68% de idas e vindas dos Wazers a lojas na data. Entre os principais destinos se destacam as lojas de departamento.
Gráfico retirado do The CompassGráfico retirado do The Compass
Dados relevantes da Black Friday:No Brasil há um aumento de 5% de motoristas nas vias. ??s 7h da manhã atinge um pico de 14%, e às 18h chega a 12% (comparando com uma sexta-feira regular de 2016).
Os dados dos Wazers de São Paulo apontam um aumento de 16% de motoristas nas vias entre as 6h e 8h, e entre as 17h e 19h (comparando com uma sexta-feira normal de 2016).
No Rio, há um pico de 14% de motoristas entre as 6h e às 7h, e um aumento de 8% às 18h (comparando com uma sexta-feira normal de 2016)
Em Belo Horizonte há cerca de 8% a mais de motoristas nas vias nesta data, com um aumento de cerca de 22% de motoristas nas vias entre as 6h e 7h, e 11% às 17h (comparando com uma sexta-feira normal de 2016)
O Waze conta com mais de 90 milhões de usuários ativos mensais, sendo 3,8 milhões em São Paulo e 960 mil no Rio de Janeiro. Planeje-se para não pegar trânsito e boas compras!