A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, reforçou a partir deste ano a rede de atendimento socioassistencial voltada à população em situação de rua. Atualmente, além das abordagens sociais realizadas frequentemente, cerca de 40 pessoas são acompanhadas em casas de acolhimento.
Realizado em parceria com a Instituição Resgatar desde o último mês de julho, o serviço especializado em abordagem social tem o objetivo de identificar as pessoas que vivem nas ruas, mapear seus territórios e encaminhá-las para atendimentos breves em casa de passagem, viabilizando o acesso dessa população aos serviços públicos municipais em assistência social e saúde.
Para os casos que necessitam de acolhimento a médio e longo prazo, a Prefeitura mantém parceria com a organização Caluz ??? Caminho de Luz, que funciona 24 horas. No local, pessoas sem condições de voltar ao ambiente familiar, recebem moradia provisória e atendimento em Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional, entre outros. Assim como o trabalho desenvolvido pela Casa de Acolhimento Resgatar (casa de passagem), também subsidiada pela Prefeitura, o objetivo é oferecer condições de resgate da autoestima e regresso à sociedade.
Ambas as instituições são referenciadas ao CREAS ??? Centro de Referência Especializado em Assistência Social da Prefeitura de Sumaré. O serviço oferece acompanhamento técnico aos acolhidos para acesso aos recursos facilitadores para a superação da situação de rua. Entre esses atendimentos, estão: a regularização de documentos pessoais, oferta de cursos e encaminhamento ao mercado de trabalho e o fortalecimento de vínculos com a família e a comunidade.
???O Serviço de Abordagem Social atende a todo o município por meio de busca ativa e também por solicitação da população, mas a inclusão e a permanência no serviço depende de uma atitude espontânea da população em situação de rua???, explicou o secretário municipal de Inclusão Social, Edson Cosme.
Conhecido como SAS, o Serviço de Abordagem Social pode ser acionado por telefone por qualquer morador de Sumaré. Os números disponíveis são: (19) 3803-4701 ou 98723-0698 (plantão). O funcionamento é de segunda, quinta e sexta-feira, das 8 às 17 horas. As terças e quartas-feiras, o atendimento acontece das 8 às 20 horas.
????? um serviço disponível que deve ser acionado pela população, pois essa é a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua. Na rede de atendimento municipal, elas terão acesso a diversos recursos, como tratamento de dependências, capacitação profissional e, o mais importante, o resgate da dignidade???, completou o prefeito Luiz Dalben.