Posição da Terra no espaço durante o Solstício de Verão no Hemisfério Sul
O Solstício, ou entrada do Verão, irá começar oficialmente às 13h28 desta quinta-feira, dia 21. No outro hemisfério da Terra os habitantes estarão vivenciando o início do Inverno. Isso nada tem a ver com a proximidade da Terra ao Sol, como muitos imaginam (apesar que, de fato, a Terra ora se aproxima do Sol, ora se afasta).
O fenômeno das estações do ano acontece em razão da inclinação do eixo de rotação da Terra de 23° 27′ em relação ao plano de sua órbita, que faz com que, nesta época do ano, os raios solares incidam mais sobre o nosso hemisfério e menos sobre o hemisfério Norte. A partir desta quinta-feira, que traz o dia mais longo do ano ??? do nascer ao pôr do Sol serão 13h35min de claridade ??? gradativamente os dias se tornarão mais curtos e consequentemente as noites mais longas.
Verão 2014
Em 20 de Março de 2018, às 13h15, por ocasião do Equinócio de Outono, a duração dos dias e das noites se igualará.
A estação do Verão irá durar precisos 88 dias, 23 horas e 42 minutos. Em nossa região o Sol nascerá nesta quinta-feira às 06h17min, e se porá às 19h52min. A passagem meridiana ocorrerá às 13h04min.
Para aqueles que acreditam em astrologia e querem conferir se o seu signo está correto, saiba que no dia 21 o Sol estará na constelação de Sagitário. No dia 20 de janeiro de 2018, o Sol entra na constelação do Capricórnio e fica por lá até o dia 17 de fevereiro, quando vai para a Constelação de Aquário.
O fenômeno das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. ?? só observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente o nosso lar, uma vez que ele faz caminhos diferentes no céu. ?? somente por ocasião dos Equinócios ??? entrada do Outono e da Primavera ??? que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.
A chegada do Verão traz noites propícias à observação dos astros. Nesta época pontificam belas constelações como o gigante guerreiro ??rion, o Touro, os Cães Maior e Menor, a estrela mais brilhante do céu, Sírius, entre outras.
CURIOSIDADE
Interessante notar que nesta quinta-feira por volta das 13h04 o Sol estará praticamente “a pino”, e os objetos não projetarão sombra nesse horário. Isso acontece porque a luz solar estará incidindo exatamente sobre o Trópico de Capricórnio, que passa próximo a Atibaia em uma linha que inclusive é mostrada em uma placa existente às margens da rodovia D. Pedro. Como Americana, na latitude de -22º 44′ está próxima à do Trópico de Capricórnio, 23º, não haverá sombra projetada no chão às 13h04 do dia 21!
EM AMERICANA- O OMA (Observatório Municipal de Americana), órgão da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, é aberto à visitação pública todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, desde que haja boas condições atmosféricas. Por conta do horário de Verão, as observações se iniciam apenas após as 20h, quando o céu escurece.
Recém instalado na cúpula do OMA, o telescópio refletor Cassegrain, de 14 polegadas de diâmetro, um dos maiores da região, tem atraído a atenção dos visitantes.
Sessões de vídeos de Astronomia e Astronáutica e bate-papo astronômico ajudam a cumprir uma ampla programação.
A entrada é franca e o acesso se dá pelo portão principal do Jardim Botânico.