Nesta semana, o volume de água da Represa São Luiz chegou à sua capacidade máxima com as últimas chuvas que caíram em Santa Bárbara d???Oeste, onde foi registrada uma precipitação de 255,6 mm de chuva no mês passado ??? dados do pluviômetro instalado na Represinha Santa Alice.  Este cenário possibilitou a retomada em 100% da capacidade total do recurso hídrico no município, que, somado ao trabalho de prevenção nas barragens e comportas realizados pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), mantém com segurança o abastecimento de água na cidade, visando o próximo período de estiagem.

A represa São Luiz foi a única entre as três represas de reservação de água para o abastecimento público na cidade que foi utilizada durante a estiagem do ano passado, mais especificamente no segundo semestre, chegando a atingir o nível em cerca de 70% da sua capacidade, o que é considerado normal para essa época do ano. Nesse mesmo período, as represas Areia Branca e de Cillo mantiveram suas capacidades de armazenamento em 100%.

Além das chuvas, as ações práticas que são desenvolvidas durante o ano pela Administração Municipal, por meio do DAE, com manutenções e monitoramentos diários nas represas, incluindo o ponto de captação de água bruta (Represinha do Jardim Santa Alice), permitiram uma sustentabilidade desse sistema de reservação e mantém assegurado o abastecimento de água para o município também para o próximo período de estiagem, que acontece entre os meses de abril a setembro.

Uma das últimas manutenções executadas pelo DAE, antes de o recurso hídrico atingir a marca dos 100%, aconteceu entre os dias 2 e 20 do mês passado nas comportas da Represa São Luiz, que foram instaladas em 2014, as quais receberam limpeza, lubrificação e pintura. Para manter a proteção dos mananciais, o DAE atua também nas ações de prevenção das matas ciliares no entorno das represas, e projeta para este ano o plantio de 10 mil mudas de árvores nessas áreas.