A primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe teve boa adesão dos dois primeiros grupos prioritários em Sumaré, sendo que 4,7 mil pessoas ??? 4.202 idosos com 60 anos ou mais e 531 trabalhadores da saúde ??? já foram imunizadas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A partir do dia 2 de maio, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) também poderão receber as doses. Já a partir do dia 9 de maio, serão incluídas pessoas com doenças crônicas, professores e os privados de liberdade.

A campanha é realizada em 22 unidades de saúde e segue até o dia 1° de junho ??? cada unidade possui seu próprio cronograma de dias da semana e horários, conforme listagem abaixo. No dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde realiza o ???Dia D??? de vacinação. Nesta data, um sábado, serão abertos 23 postos de vacinação em todas as regiões da cidade, atendendo aos moradores pertencentes aos grupos prioritários.

A meta de Sumaré é vacinar 54.000 pessoas, o que corresponde a 90% do público alvo, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

????? muito importante que as pessoas que integram os grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a imunização. A vacina é uma das formas de prevenção mais eficiente que temos contra os principais subtipos da gripe, o que nos auxilia a garantir mais saúde e melhor qualidade de vida à população???, disse o prefeito Luiz Dalben.