As ações para a geração de novas vagas de creche em Santa Bárbara d’Oeste não param. Com obras e novos espaços, o Município tem desde 2013 o maior avanço em sua história na criação de vagas para crianças na rede municipal de ensino, dobrando o que havia sido gerado desde quando a primeira creche foi entregue à população.

E neste ano, com quatro novas unidades, cerca de 500 novas vagas são abertas nas creches dos bairros Mollon, Santa Rosa, Cândido Bertini e Jardim Pérola. Dessas quatro unidades, duas já estão em funcionamento, no Mollon e no Santa Rosa. Já as creches do Cândido Bertini e do Jardim Pérola estão na reta final das obras, com serviços de acabamento sendo realizados.

“Desde o seu início, a Administração Municipal do prefeito Denis Andia tem enfrentado o desafio de ampliar o número de vagas de creche no Município. São novos espaços, com construções, reformas, adequações de unidades e convênios com entidades que permitiram este importante avanço, praticamente dobrando o número de vagas desde 2013”, comentou a secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Tânia Mara da Silva. “Além disso, há um trabalho também na qualidade do ensino, não apenas no segmento da Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental. E os resultados aparecem, com o melhor IDEB e o melhor IOEB da região”, completou a secretária.

Obras e resultados consolidados

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste trabalha fortemente para instituir novos serviços ao cidadão. Desde 2013, a Administração Municipal realizou uma ampla transformação na Educação, com construção e reforma de escolas. São mais de 20 prédios na área da Educação, entre Ensino Fundamental, Educação Infantil e creches.

Os investimentos em infraestrutura e capacitação de profissionais resultaram no melhor Ideb-2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da história de Santa Bárbara. O Município alcançou a nota de 6,9 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano), sendo líder do ranking entre as cidades de Americana, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré. As Emefeis (Escola Municipal de Educação Fundamental e Ensino Infantil) “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, localizada no Jardim Pérola, com nota de 7,8, “Profª Rosa Lee Carr Conti”, na Vila Santa Cruz, com nota 7,7, e Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva ??? Zelo”, no Conjunto dos Trabalhadores, com nota 7,5 obtiveram as 3 melhores notas entre todas as escolas da microrregião.

A nota de Santa Bárbara d’Oeste no Ideb supera os índices do Estado de São Paulo (6,2) e do Brasil (5,5) em 2015, além das metas estabelecidas para o Município em 2017 (6,6) e 2019 (6,8).

O Município tem ainda o melhor desempenho do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) entre as cidades da microrregião. O estudo de 2017 coloca Santa Bárbara à frente das cidades de Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia, com nota de 5,3, subindo 0,2 pontos em relação ao último estudo, em 2015. O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos onde vivem, oferecendo dados sobre a qualidade da educação para crianças e jovens em suas cidades.