A Prefeitura de Nova Odessa está disponibilizando 20 vagas de aulas gratuitas de teatro, para crianças e adolescentes a partir dos 8 anos de idade e que residem nos bairros próximos ao Teatro Municipal Divair Moreira. As inscrições serão realizadas na sede da Diretoria de Cultura e Turismo, onde também funciona a Biblioteca Municipal, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

As aulas ocorrerão em horários ainda por definir, conforme as indicações nas fichas de inscrição. “A gente vai organizar atendendo à demanda do pessoal e vendo a disponibilidade do teatro”, explica o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. Para se inscrever, é preciso levar RG e comprovantes de renda e residência dos pais ou responsáveis, e também uma cópia do documento de identificação do participante.

A psicóloga e psicopedagoga Clara Anzolin vai ministrar as aulas de teatro aos jovens. Atualmente ela também desenvolve o grupo “Memórias da Vida” no Clube da Melhor Idade, proporcionando a pessoas acima de 60 anos o resgate de lembranças, além de canto, expressão corporal, poesia, musicalidade e teatro. Ambas as atuações são voluntárias e ocorrem através de parceria com a Diretoria de Cultura e Turismo.

“Estamos tendo aulas municipais de balé e agora teatro. São modalidades de muito sucesso, principalmente entre crianças e adolescentes”, destaca o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. “Projetos bons assim influenciam positivamente a vida dos jovens, trazendo inúmeros ganhos para a vida toda”, acrescenta. A Biblioteca Municipal fica na Avenida João Pessoa, 253, no Centro.

Balé ??? Recentemente, foram ofertadas 200 vagas de balé para crianças e adolescentes com idades de 4 a 16 anos, com aulas iniciando em agosto. As turmas serão atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras e CAS (Centro de Assistência Social) do Jardim São Jorge. Caso haja necessidade, será montada turma extra no polo do Projeto Guri, no Jardim Eneides.

Conforme explica o diretor de Cultura, tanto a dança com o teatro favorecem o bem-estar físico e emocional dos jovens. “São atividades que ajudam no condicionamento físico, mas principalmente a coordenação motora e desenvolvendo aspectos de personalidade, como se expressar melhor, ter disciplina, organização, persistência e esforço, além da criatividade e trabalho em equipe”, completa Edno.