Cachaça deve ser tomada em pequenos goles
VERDADE. Assim como qualquer outro destilado, a cachaça deve ser tomada em pequenos goles e não na forma de shot, ou seja, de uma vez só. No caso da cachaça, há um motivo ainda melhor para se tomar bem devagar, já que a bebida pode ser envelhecida em mais de trinta tipos de madeiras, cada uma passando uma complexidade sensorial diferente.
Cachaça é uma coisa e pinga é outraMITO. O nome “pinga” é apenas mais uma denominação da cachaça entre os milhares devidamente registrados. O consumidor acostumou-se a chamar o que é bom de cachaça e o que é ruim de pinga, o que não é verdade. O termo pinga surgiu do processo de produção da cachaça, mais precisamente no momento da destilação, quando o vapor se transforma em líquido e começa a “pingar” no alambique, ou seja, começa a destilar a cachaça.
Tomei uma cachaça feita em outro PaísMITO. Você pode ter tomado uma boa aguardente, porque a cana-de-açúcar se adapta muito bem em vários países de clima tropical, tornando sua produção em outros países viável bastando para isso dominar as técnicas de fermentação e destilação. Se sua intenção é apreciar nossa boa cachaça, rejeite imitações, pois ela é uma denominação brasileira.
Cachaça deve ser tomada em copo de vidroVERDADE. O primeiro aspecto que se deve observar na degustação de uma cachaça é o visual. A bebida precisa ter limpidez, transparência, cristalinidade, e essas características só podem ser vistas através do vidro transparente. Nesse caso, os autores de Os segredos da Cachaça, recomendam a taça padrão ISSO, vendida em qualquer loja especializada do ramo, o que vai melhorar muito a experiência sensorial.
Cachaça boa é a mais caraMITO. ?? claro que uma cachaça bem produzida ??? e feita com zelo ???, aquela que agrega a história de um alambique e tem uma proposta de marketing diferenciada, com um bom rótulo e uma boa garrafa, terá a tendência de custar mais caro. Mas há muitas opções no mercado com valores mais em conta, que cabem em todos os bolsos. Nesse caso, saber identificar uma boa cachaça faz t