Visando traçar alternativas para o acolhimento às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Sumaré iniciou um plano de ação conjunta entre Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Secretaria de Inclusão e Assistência Social. Hoje, dia 6, ocorreu a primeira reunião da operação e uma abordagem realizada na Avenida Rebouças. Seis moradores foram direcionados para setores de assistência social.
O plano busca fomentar ações que contribuam para o acolhimento e assistência social dessas pessoas e terá novos encontros. De acordo com a operação, a abordagem inicial é realizada pela Guarda Municipal, que orienta as pessoas em situação de rua, verifica se são da cidade ou de municípios vizinhos e se é possível reinserí-las em seus lares. Então, é realizada assistência pelas secretarias e Inclusão e Saúde, que vão fazer os encaminhamentos.
???Nosso objetio é criar alternativas para o acolhimento dessas pessoas, unindo o trabalho de diferentes secretarias. Verificamos se é possível o morador restabelecer vínculo familiar, retornar à cidade natal ou então direcionamos para para a Casa de Passagem do Instituto Resgatar, em caso de atendimento breve, onde recebem auxílio psicológico, documentação, restabelecimento de vínculo familiar e toda a parte burocrática. Para as pessoas que fazem das ruas espaços de moradia ou sobrevivência ou que encontram-se sem possibilidade de retorno ao convívio familiar, mas têm vínculos com o município, existe a organização social Caminho de Luz (CALUZ) ???, esclareceu o secretário de Inclusão, Edson Cosme, presente no encontro.
???Sumaré está ampliando as ações de abordagem e assistência social para essas pessoas em situação de rua. Esse plano é uma operação que reforça as medidas adotadas e vai definir metas e atribuições de cada secretaria, orientando, acolhendo e direcionando os moradores. Temos que valorizar e resgatar essas pessoas, inserindo-as novamente na sociedade???, comentou o prefeito Luiz Dalben.