Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação em agosto de 2018, revela que somente 3% das escolas privadas no país possuem ensino em duas línguas. No compromisso de oferecer uma melhor qualidade no ensino, o Colégio M2 passa a inserir, cuidadosamente, o ensino bilíngue em seu projeto pedagógico, de forma a evitar que a criança se confunda entre o novo idioma e a língua materna, principalmente na fase chamada pré-silábica, entre os três e sete anos de idade.
A inserção da cultura bilíngue no ensino infantil é uma realidade da sociedade atual e é de suma importância, tendo em vista que o inglês é a língua universal da comunicação, negócios, além de ser o terceiro idioma mais falado no mundo, sendo o mais ativo na resolução de problemas globais. Ainda assim, estima-se que apenas 10,5 milhões de brasileiros possuam intimidade com a língua inglesa e outros 200 milhões estejam distantes da realidade bilíngue.
As instituições têm investido cada vez mais no ensino bilíngue infantil, partindo da premissa de diversas pesquisas neurológicas e linguísticas que comprovaram cientificamente que as crianças absorvem mais facilmente o aprendizado de uma nova língua durante os anos da Educação Infantil. Isso ocorre por que nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve de forma muito mais rápida. As milhares de conexões neurológicas novas presentes no cérebro das crianças até os 10 anos, possibilitam um desenvolvimento incrivelmente mais rápido, tornando essa fase a mais propícia para o aprendizado de um novo idioma.
Estratégias do Colégio M2 no ensino bilíngue infantil
Cristiane Salles Tinoco, coordenadora do ensino bilíngue do Colégio M2, afirma: “As crianças têm facilidade em aprender um novo idioma no ensino Infantil, pois em seus primeiros anos de vida, uma pessoa ainda não criou certa resistência à nova língua, está se conectando com a sociedade e novas descobertas chegam a todo o momento. Desta forma, a criança tem a capacidade de ouvir o outro idioma, absorver e compreender o sistema sem julgamentos e sem pedir a língua nativa” conclui.
A partir do momento em que o ensino é realizado de forma adequada e prazerosa para as crianças, a relação delas com a segunda língua sempre será positiva e muito mais fácil. Desta forma, o ideal é utilizar recursos de gamificação como ferramentas educacionais, tornando o aprendizado do inglês mais divertido, mais dinâmico e completamente inserido no cotidiano das crianças.
Como estratégia de ensino o Colégio M2 utiliza o Modelo CLIL (Content and Language Integrated Learning), que visa introduzir uma nova língua no aprendizado através do conteúdo. Assim, são desenvolvidas habilidades na nova língua trabalhando todos os conteúdos pedagógicos, realizando um aprendizado integrado entre as disciplinas através de atividades que auxiliem na assimilação e ampliação do vocabulário gradativamente.
Cristiane Tinoco destaca: “O Colégio M2 tem a missão de oferecer o ensino bilíngue, com o objetivo de preparar os alunos para que estes se tornem cidadãos globais, plenamente aptos para o mercado de trabalho e pra vida” afirma a coordenadora bilíngue.
Vantagens do Ensino Bilíngue
Dentre as vantagens do ensino bilíngue, Cristiane Salles destaca: “O ensino bilíngue possibilita às crianças uma maior integração curricular, descoberta de novas estratégias de aprendizagem e aquisição da nova língua de forma mais natural e tranquila. A formação bilíngue também prepara o aluno para estudar em qualquer escola do mundo que ele desejar futuramente e também possibilita a compreensão de outras culturas de forma dinâmica” finaliza.