O Brasil possui poucas empresas de grande porte, uma lista divulgada pela Forbes mostra que das duas mil maiores companhias do mundo, apenas 1% é brasileira. Somado a isso, faltam incentivos fiscais para o desenvolvimento de pesquisas. Esses são os principais fatores que tornam o país um dos menos inovadores do mundo. Mas ainda há esperanças. Um exemplo disso é o Renault Experience, programa de inovação e empreendedorismo no modelo de Startups, criado especialmente para estudantes universitários.
Em 2018, alunos do Centro Universitário Internacional Uninter foram selecionados para receber mentoria exclusiva e aporte de R$ 30 mil para desenvolver uma ideia inovadora que ajude a melhorar mobilidade e a qualidade do trânsito. O grupo formado por Gabriele Miriam, Jean Pierre, Carlos Cunha e Bruno Sena desenvolveu o SENSCAR. O projeto impede que motoristas alcoolizados deem a partida no motor do carro. Por meio de aparelho de alta sensibilidade para detecção de álcool, um sensor capta se houve ingestão de bebida alcoólica pela respiração do motorista. Caso o aparelho reaja positivamente, o carro trava e não pode se movimentar.
???Ações como essa da Renault tem a capacidade de mudar as perspectivas do país. A inovação e o empreendedorismo devem ser práticas constantes tanto nas empresas quanto nas universidades???, explica o professor Elizeu Alves, que orientou os estudantes no projeto do SENSCAR.
A última edição teve 323 inscrições de todo o Brasil e apenas três iniciativas foram selecionadas. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.
???Com o Renault Experience buscamos estimular o empreendedorismo nos estudantes universitários de todo o país, incentivando a busca por soluções de mobilidade. O formato de Startup implementado há dois anos é um verdadeiro sucesso, já foram inscritos cerca de 800 projetos de 14 estados brasileiros. Mas mais do que a quantidade, estamos muito felizes com a qualidade dos projetos apresentados, como o SENSCAR, ótima solução desenvolvida pela equipe da Uninter???, comenta Caique Ferreira, Vice-Presidente Instituto Renault e Diretor de Comunicação da companhia.