A Câmara Municipal de Sumaré promove na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, a segunda Festa da Cultura Negra em comemoração ao feriado dedicado ao Dia da Consciência Negra. O evento terá início às 9h com a entrega do diploma “Zumbi dos Palmares” no plenário do Legislativo. A partir das 12h, as atividades continuam com apresentações culturais na antiga estação ferroviária da cidade.

“O Dia da Consciência Negra é uma data de reflexão e uma importante oportunidade para debatermos e reconhecermos publicamente o protagonismo do povo negro na construção do Brasil e da Sumaré que conhecemos”, avaliou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador Willian Souza (PT).

O Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares” será entregue à psicóloga Keli Cristina de Sales Silvério Rodrigues, membro do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, aos aposentados Alfredo Alves Santana e Osvaldo Xavier Santana, à servidora pública Iolanda Sheila Simão dos Santos Góes, ao comerciante Alexsandro de Castro e à presidente da Associação de Moradores do Jardim Minesota, Jd. Nova Terra, Jd. São Gerônimo e Vila Diva, Sheila de Souza.

As indicações foram feitas pelo ex-vereador e militante do movimento negro da cidade, Alan Cardeque Simões de Almeida. A Câmara de Sumaré fica na Travessa 1º Centenário, nº 32, no Centro.

FESTA CULTURAL

A partir das 12h, haverá o cortejo cultural entre a Câmara de Sumaré e a antiga estação de trem, onde acontece a Festa da Cultura Negra, com exposição de artesanato, apresentações de música e dança, além de feirinha de artesanato, acarajé e pastel. A estação ferroviária fica às margens da Avenida Julia Vasconcelos Bufarah, nas proximidades da Avenida Sete de Setembro, no Centro.