A Câmara Municipal de Americana realiza na quarta-feira (13) uma audiência pública para discussão do nível de segurança da barragem do reservatório de Salto Grande. A audiência acontece a partir das 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, é aberta à população e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET canal 4), site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).
A realização do debate foi solicitada pelo vereador Professor Padre Sergio, através de requerimento aprovado pela Câmara durante sessão ordinária. De acordo com o parlamentar, após a recente tragédia ocorrida em Brumadinho e a barragem de Americana ter sido classificada em 2018 pela Agência Nacional de Águas (ANA) como ???risco A??? (que aponta que pessoas próximas poderiam ser atingidas em caso de rompimento), é necessário discutir a situação com a população, órgãos institucionais e representantes da sociedade civil.
???Com tamanha repercussão na mídia, moradores de Americana, Limeira, Santa Barbara d???Oeste e Piracicaba nos procuraram, demonstrando muita preocupação com as reais condições da central hidrelétrica. Por isso, pensamos que uma audiência pública seria a melhor forma de discutir a realidade da barragem???, defende Padre Sergio.
Para a audiência, foram convocados os secretários municipais de Meio Ambiente, Odair Dias, e Ação Social e Desenvolvimento Humano, Aílton Gonçalves Dias Filho, o diretor geral do Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE), Carlos César Gimenez Zappia, o promotor de justiça do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) de Piracicaba, Dr. Ivan Carneiro Castanheiro, representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), da Defesa Civil de Americana, da agência de Americana e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), além de segmentos da sociedade civil, autoridades e poder público. A audiência é aberta à população e será transmitida ao vivo pela TV Câmara (NET canal 4) e pelas páginas oficiais do Legislativo no Facebook e Youtube.