A influência do marketing no consumo foi o tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (18) pelo empresário Aparecido José Gielfi e pela jornalista Isabela Uliani, respectivos diretor e jornalista do Jornal de Nova Odessa. A atividade é parte da programação especial do Procon em março, mês do consumidor.
“Foi uma experiência muito boa. Além de falarmos de marketing no processo de comunicação, abordamos também outros assuntos como fake news (notícias falsas) e novas formas de fazer jornalismo”, avaliou o empresário, que se surpreendeu com o interesse e a participação do público. Aproximadamente 40 pessoas assistiram à palestra, realizada no no CAS (Centro de Atendimento Social) do Jardim São Jorge.
O diretor do Procon, advogado José Pereira, chamou atenção para os cuidados que devem ser tomados no consumo da informação e de outros produtos oferecidos pelos novos canais de comunicação. “Hoje em dia, os anúncios chegam pelo WhatsApp, pelo Facebook, sites e vários canais digitais. Cada vez mais, o consumidor precisa ficar atento e checar as ofertas antes de fazer a compra para não ser enganado”, afirmou José Pereira.
A programação do mês do consumidor do Procon teve início na última quinta-feira (14), com a palestra “Código de Defesa do Consumidor Descomplicado”, apresentada pelo diretor do Procon, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras.
Na sexta (15), Dia Internacional do Consumidor, o advogado saiu às ruas da cidade para entregar panfletos e tirar dúvidas dos consumidores. O diretor ainda entregou uma versão em áudio do Código do Consumidor à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município.
As atividades continuam na próxima quinta-feira (21), com a palestra “Inteligência emocional e comunicação eficaz”, proferida pela coach Ariane Mariuci, diretora do instituto Evolver Alta performance, no dia 21, às 9h, na Etec Paula Souza; e no sábado (30), também às 9h, quando a diretora do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Nova Odessa, Juliana Costa de Souza, encerra a programação especial do Procon com a palestra “Consumo consciente”. O encontro será realizado na sede do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade).
A campanha Empresa Amiga do Consumidor, lançada no final do mês passado, também integra as ações alusivas à data. A iniciativa consiste em visitas pedagógicas feitas pelo diretor do órgão a estabelecimentos da cidade, visando adequá-los à lei federal 8.078/1990, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor. Os lojistas que cumprirem a legislação e participarem de pelo menos uma palestra receberão o selo de Empresa Amiga do Consumidor, conforme prevê a lei 3.208, sancionada em 2018 pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.