Carros que se destacam pela alta performance e a despretensão de grande volume de vendas, os esportivos são vislumbrados por um grande número de pessoas, porém, destinados a um público restrito do mercado. Por isso, a KBB Brasil reuniu as versões de carros esportivos entre R$ 400 mil e R$ 1 milhão que mais e menos depreciaram no período de um ano para auxiliar o consumidor que deseja acelerar forte.
MAIS DEPRECIADOS
A análise apresenta uma similaridade nos índices de depreciação dos mais desvalorizados. Ainda assim, o Jaguar F-TYPE Coupe SVR 5.0 V8 chega a perder 22,6% de seu valor após um ano de uso. Em segundo lugar ficam empatados os modelos BMW M6 Grand Coupe 4.4 V8 e Audi RS7 Sportback Performance 4.0 V8 Turbo TFSI, com queda de ­18,8% no valor inicial. Já a montadora alemã Mercedes-Benz garante seu lugar no ranking com o S 63 Coupe AMG 5.5 V8, somando índice de ­18,7% de depreciação. Em última posição, o notável Porsche 718 Cayman GTS 2.5 PDK marca presença com uma redução de 17,7% de seu valor.
Para analisar todos os modelos que se destacaram pela maior taxa de depreciação de R$ 400 mil a R$ 1 milhão, confira a tabela:

MENOS DEPRECIADOS
Dentre os esportivos menos depreciados, o destaque vai para o Mercedes-Benz E 63 AMG S 4.0, único modelo com taxa inferior à 10%. O alemão somou 9,8% de depreciação em um ano de uso. A versão é seguida pelo Audi TT RS 3.5 TFSI, apresentando 11,4% de queda do valor. A também alemã, BMW, se consagra com a terceira e quarta posição com os modelos: BMW M4 CS 3.0 TB e BMW M3 3.0 Turbo. Manifestando pouca diferença na porcentagem de perda, o primeiro carro totaliza uma redução de 15,4% do valor, enquanto o segundo marca 15,6%. Por fim, a perua esportiva da Audi garante a última colocação no levantamento com 15,9%, com a versão RS6 Avant Performance 4.0 V8.
Confira a tabela abaixo com todos os modelos que menos depreciam dentro da faixa de valor destacada: