A Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência por intermédio do PROCON Municipal alerta a população para o mais novo golpe na praça.  Nesta nova modalidade, uma pessoa identificada como ???Drª Ana Paula Resende??? está se passando por coordenadora do PROCON. Através de ligação telefônica, ela faz contato com os consumidores em nome do órgão e informa que o ???consumidor??? tem dívida com determinada empresa; e que deve pagar imediatamente sob pena de ter seu nome negativado nos órgãos de proteção de crédito.

Após a intimidação, ela indica número de conta bancária para que a pessoa faça depósito de determinada quantia correspondente à suposta dívida.

O PROCON Municipal esclarece que é órgão oficial de Proteção e Defesa do Consumidor, e que os funcionários que trabalham na fiscalização ???in loco??? são devidamente uniformizados e portam credenciais visando orientar o comerciante e os consumidores de forma geral. Não fazem contatos telefônicos para a finalidade de cobrança.

Afirma ainda que qualquer reclamação de relação de consumo trazida pelo consumidor é tratada pessoalmente na sede do PROCON, e que a “suposta coordenadora” não pertence ao quadro de funcionários do PROCON do Município.

O PROCON de Sumaré alerta ainda que se o consumidor ou comerciante for abordado pessoalmente ou via ligação telefônica por alguém se passando por funcionário do PROCON para cobrar dívidas, que deve registrar imediatamente um boletim de ocorrência por se tratar de golpe. Em seguida informar o PROCON Municipal através dos telefones (19) 3873.8856 ou 3873.8857.