Após dez anos da realização do último ECAMPE (Encontro de Conscientização sobre o Auto Cuidado e Motivação à Prática de Exercícios) em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), Fisioterapia e Fonoaudiologia do Ambulatório de Especialidades, retomou nesta manhã (16) a quinta edição do encontro. O evento aconteceu na Praça de Esportes Professor Mauricio Fujii, em frente ao Ambulatório, e contou com cerca de 200 pessoas.
O encontro teve a presença do ilustríssimo sensei Nelson Iba, responsável pela implantação do Lian Gong em 18 terapias no Município. O convidado demonstrou aos participantes a terceira parte do Lian Gong, denominada ???I Qi Gong???. Lembrando que as unidades de Saúde praticam com os usuários a primeira e segunda parte do Lian Gong, anterior e posterior. Além da terapia os participantes fizeram Meditação, Movimento Vital Expressivo (MVE), e ainda passaram pela tenda de Auriculoterapia e orientações em Fonoaudiologia.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rafael Virginelli, a retomada do ECAMP é de extrema importância ao município, pois é uma forma de mobilizar e conscientizar os moradores sobre o autocuidado. Desta forma podendo dar continuidade à Saúde Preventiva e também potencializar os cuidados médicos. “Quase todas as unidades de saúde são comprometidas com o Lian Gong e já desenvolvem a prática com os usuários. Agradeço as equipes pela organização e retomada desse evento”, acrescentou Virginelli.
A prática do Lian Gong foi introduzida em 2005 no município e capacitou equipes das unidades de Saúde para desenvolverem as terapias.
LIAN GONG
O Lian gong em 18 terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70, tem por objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. Segundo o sensei Nelson Iba a terapia é o sistema de alongamento mais completo, uma ginástica de alto nível. Propicia trabalhar as cadeias musculares superficiais e as mais profundas. A prática pode complementar qualquer modalidade esportiva, que exige força, velocidade, impacto e até a simples caminhada. Ajuda também a combater o estresse, que é a porta de entrada das doenças.
E ainda atua no campo das doenças osteomusculares, nas disfunções orgânicas e um ótimo instrumento no campo da psicologia. Pessoas de qualquer idade poderão praticar o Lian gong em 18 Terapias, respeitando os limites de cada um. Os movimentos deverão ser executados sempre de forma alegre, prazerosa e harmoniosa. Como qualquer prática corporal, deverão seguir sempre as orientações de um bom instrutor e as recomendações do médico. A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva, aproximadamente, 12 minutos para ser realizado.