O segmento de cervejas artesanais vem conquistando cada vez mais adeptos. Prova disso é a expansão da Mestre-Cervejeiro.com, maior rede de lojas de cervejas artesanais do país. Atualmente, a rede tem mais de 60 unidades espalhadas em diferentes regiões do Brasil, do norte ao sul. Em 2019, foram inauguradas 17 lojas e, até o final deste ano, a expectativa de faturamento é de ultrapassar R$ 22 milhões.
Além da expansão das lojas, a Mestre-Cervejeiro.com também apostou na estratégia de envasar alguns rótulos próprios em latas de 350 ml. E já sente os resultados. Nos últimos meses, o faturamento cresceu uma média de 40% nas vendas de cervejas próprias em latas dentro de sua rede de lojas, envasadas pela parceira da marca, a premiada cervejaria Tupiniquim. Os rótulos próprios envasados em lata são Amarillo Weisse, Hallertau Mosaic Pilsner, Double IPA Cascade, Summer Ale, Classic Witbier, Tropical Pale Ale e Modern IPA. Em 2019 a marca também lançou a Double Brown Ale Café – edição limitada lançada em comemoração aos seus 15 anos, produzida pela cervejaria Lohn Bier em parceria com Pete Slosberg, esta vendida em garrafas de 500ml.
A rede, que começou suas atividades no mercado cervejeiro em 2004, é uma das responsáveis por impulsionar o crescimento do setor. Segundo Daniel Wollf, fundador e CEO da marca, o objetivo da rede é continuar crescendo e chegar em 2022 com 150 lojas. ???Sempre viemos num ritmo crescente de expansão e a ideia é crescer com qualidade nos pontos de venda, entregando melhor suporte ao franqueado e, consequentemente, um melhor serviço ao cliente???, explica.
Wolff também afirma que o objetivo da Mestre-Cervejeiro.com é continuar conquistando novas pessoas para a cultura cervejeira. ???Nosso plano sempre foi o de levar as cervejas artesanais para todos, com informação e atendimento de maneira simples e descomplicada???, garante. O crescimento da rede também está relacionado à melhora do serviço, comenta Daniel. ???Temos implementando novas tecnologias, principalmente na comunicação entre franqueadora e franqueado e também ao aumento na equipe de atendimento para um melhor suporte ao franqueado???.
Segundo Daniel, além das cervejas que já são comercializadas, o objetivo é manter o padrão de qualidade, expandindo a rede com parceiros engajados na missão de levar a cultura da cerveja para todos. ???O estilo de vida da cerveja artesanal para nós é muito importante, o estilo Mestre-Cervejeiro.com???, afirma.
Mercado em expansãoA Mestre-Cervejeiro.com faz parte de um mercado cada vez mais aquecido. Prova dessa ascensão é que de 2009 para 2019 o aumento de fábricas de cervejas artesanais foi de 292,1%, segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Até o mês de junho de 2019 foram autorizadas 111 novas fábricas, uma média de 22 por mês.
Se em 2009 o consumidor só encontrava marcas populares de cervejas nos mercados, atualmente a realidade é outra, sendo possível encontrar facilmente diversos rótulos de cervejas artesanais, produzidos por micro, pequenas e grandes empresas. ???O mercado de cerveja artesanal vem crescendo no mundo. Por muito tempo, o mercado das cervejas foi dominado pelas grandes marcas, que a cada ano tiraram cada vez mais o gosto de seus produtos. Agora, o cliente quer novas experiências gastronômicas, sentir novos sabores, novos estilos e fazer novas harmonizações???, explica Daniel Wolff, da Mestre-Cervejeiro.com.
O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar como maior produtor de cerveja artesanal do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Prova dessa expansão cervejeira são os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que registrou recentemente a milésima cervejaria artesanal do Brasil.