Os produtos mais consumidos no mundo têm vindo a aumentar as suas vendas, tanto tradicionais como online. Ainda assim, o crescimento das vendas online tem sido marcadamente superior, incluindo no Brasil. Saiba mais sobre o crescimento das vendas eletrônicas no Brasil.
O grupo de produtos FMCG (Fast Moving Consumer Goods) ??? que correspondem aos produtos de maior consumo para o público ??? tem tido vendas crescentes. O seu crescimento manifesta-se, quer no comércio tradicional como no comércio online, embora este crescimento não esteja a atingir índices equivalentes.
Recentemente, um estudo de mercado levado a cabo pela Kantar analisou globalmente as vendas em vários países do mundo, considerando o período entre Junho de 2018 e Junho de 2019.
No que se refere às vendas no Brasil, esse estudo concluiu que o aumento dos FMCG no mercado total brasileiro fora na ordem dos 5,6%, enquanto que as vendas online correspondiam a um aumento de 30,9%, um aumento sete vezes mais rápido do que o manifestado pelas vendas globais no país.
Plataformas de comércio eletrônico, como a Shopify são também parte indissociável deste crescimento, na medida em que permitem a novos empreendedores a abertura de negócios online mais funcionais e fáceis de gerir, que motivam, também, a procura online de produtos e o aumento das vendas digitais no Brasil.
Venha saber mais sobre o estudo da Kantar e o crescimento das vendas online em solobrasileiro.
O aumento na venda de FMCG no BrasilO mercado brasileiro está longe de ser o mercado internacional com maior número de vendas mas, gradativamente, este mercado começa a voltar-se para o e-commerce e as compras eletrônicas.Entre os mercados da América Latina, o Brasil ocupa, neste momento, o terceiro lugar enquanto comprador online, atrás da Colômbia e do México.
Segundo o estudo realizado pela Kantar, a expetativa para o Brasil é que se dê um crescimento de 10% a nível global no número de vendas de FMCG até 2025, sendo expectável que, no Brasil, este crescimento seja na ordem dos 3%, no mesmo período.
Quem lidera o crescimento do mercado online?O estudo realizado pela Kantar teve em consideração vários países, incluindo o Brasil, a China, o México, o Taiwan, o Reino Unido, a Tailândia, a Coreia do Sul, Espanha, a Malásia e França.Dos países analisados, a China parece continuar a liderar o comércio eletrônico, tendo manifestado um aumento de 36,1%, estimando-se que, na atualidade, os mantimentos essenciais da casa sejam comprados online por 3 em cada 4 famílias na China Continental.
Na Ásia, os números apresentados pela Coreis do Sul e pelo Tawain são também impressionantes sendo ainda esperado que o online venha a tornar-se, neste continente, o principal canal de comércio nos próximos 5 anos, passando a representar um terço de todas as aquisições na China e um quarto de todas as compras de FMCG na Coreia do Sul.Já na Europa, o mercado online parece ter maior impacto no Reino Unido (7,5%) e emFrança (6,2%), esperando-se igualmente um crescimento até 2025.