A Unidade Respiratória de Nova Odessa ??? espaço criado pela Secretaria de Saúde para atender exclusivamente todos os pacientes com doenças respiratórias da rede pública e aqueles com sintomas gripais ou do novo coronavírus (Covid-19) ??? inicia seu atendimento na próxima quinta-feira (23), a partir das 7h. Ela funcionará 24h na antiga UBS 5 do Jardim Alvorada (Rua das Imbuias, 355) e vai contar com equipes formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. A partir desta data, quem precisar de atendimento para problemas respiratórios não deve mais procurar o Pronto-socorro do Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia ou uma das seis UBS’s (unidades básicas de saúde) espalhadas pelo município e sim, a Unidade Respiratória do Jardim Alvorada.

De início, explica o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, serão seis leitos para pacientes considerados graves, todos com respiradores (caso necessário) e oito leitos para pacientes leves. “Evidentemente que esse número de leitos vai aumentar gradativamente, de acordo com o cenário vivenciado em Nova Odessa, podendo chegar até 60 leitos nesta Unidade Respiratória. Importante ressaltar que esse espaço, que vai funcionar na antiga UBS 5 do Jardim Alvorada, foi organizado e programado para atender até 60 leitos”, garantiu Cocato.

O secretário de Saúde explica também que a proposta de centralizar os atendimentos para os pacientes com doenças respiratórias e aqueles com sintomas gripais ou do novo coronavírus foi discutida com integrantes da equipe técnica da pasta. “Teremos na Unidade Respiratória alas exclusivas para pacientes com suspeita de coronavírus e alas para o atendimento dos demais pacientes. Uma pessoa que sofre de asma, por exemplo, quando procurar atendimento, será medicada e liberada. Da mesma forma que tem sinusite e precisa passar por uma sessão de inalação. Não havendo a necessidade de internação, esse paciente será liberado”, exemplificou Cocato. “A centralização é necessária, pois conseguimos, com este modelo de atendimento, preservar as UBS’s e o próprio Hospital Municipal, fazendo com que o vírus circule o mínimo possível”, completou o secretário de Saúde

A Unidade Respiratória atenderá pacientes com asma, bronquite, sinusite, gripes e resfriados e possíveis casos de coronavírus. “Já o Pronto-socorro seguirá com os atendimentos de urgência e emergência, preservando os pacientes, a equipe que ali trabalha, mulheres que realizam partos em nossa maternidade e seus bebês”, afirmou Cocato. Com essa centralização, a Secretaria de Saúde também já começa a se planejar para retomar, gradativamente, serviços oferecidos pelas unidades básicas de saúde e que foram suspensos temporariamente, como a vacinação de rotina. “Reforço que, a partir desta quinta-feira, os pacientes com doenças respiratórias, sintomas gripais ou do novo coronavírus não devem mais procurar o Pronto-socorro do hospital ou as UBS’s e, sim, a Unidade Respiratória do Jardim Alvorada”, pediu Cocato.

A Unidade terá segurança, alimentação para pacientes e profissionais, limpeza constante e desinfecção com hipoclorito de sódio feita por equipes do Setor de Zoonoses da Prefeitura e também da Ambipar Group, que ofereceu o serviço gratuitamente ao município. “Na quarta-feira, funcionários da Vigilância em Saúde também percorrerão as casas vizinhas à Unidade Respiratória para conversar e tirar possíveis dúvidas dos moradores. “?? importante salientar que a criação desta Unidade não representa nenhum risco aos moradores vizinhos”, finalizou Cocato.