As operadoras de telefonia móvel enviaram gratuitamente, desde o dia 13 de março, 335 milhões de SMS com mensagens para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, além de alertas para os sintomas da doença.

As mensagens, enviadas de forma massiva, seguem orientação do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Defesa Civil e da Anatel. Os SMS abordam temas como a importância de as pessoas permanecerem em suas residências, só saírem de casa em caso de urgência ou emergência, evitar prática de atividades físicas ao ar livre e outras medidas para o controle da Covid-19.

Também estão sendo atendidos pedidos de governos estaduais e municipais para envio de SMS informativos pelas prestadoras, que já somam 104 milhões de mensagens, dentro do total de 335 milhões.

As empresas enviaram também mensagens para os usuários dos serviços que transitam por aeroportos internacionais do País, que somaram 763 mil SMS, com alerta para os sintomas do novo coronavírus. O texto dessas mensagens informa o número 136, do Ministério da Saúde, e o site https://coronavirus.saude.gov.br/. As mensagens são gratuitas e todo o custo do envio fica a cargo das prestadoras.

A medida faz parte dos esforços que vêm sendo feitos pelas prestadoras no auxílio ao combate da doença, como ações para ampliar o acesso aos serviços para os usuários, campanhas de informação à sociedade e medidas para garantir a conectividade.

As operadoras também participam de outras campanhas, como o envio de SMS com alertas para o risco de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos e baixa umidade do ar. Desde quando o serviço foi criado, em 2017, quase um 1 bilhão (855 milhões) de mensagens já foram enviadas aos usuários cadastrados para receber os alertas.

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