Sumaré ganhará três novos viadutos rodoviários nos próximos cinco anos! Os dispositivos estão previstos no novo contrato assinado nesta terça-feira (dia 27) entre a Rumo Logística e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e vão transpor a linha férrea em dois pontos da região central e outro na região do Picerno, melhorando a mobilidade urbana e garantindo maior segurança para a população.

O prefeito Luiz Dalben lembrou que a luta para a antecipação dessas obras vinha desde o início de seu mandato, em 2017. “Realizamos diversas reuniões com representantes da Rumo, estivemos em Brasília, em São Paulo, nos reunimos também com diversos prefeitos e discutimos muito o assunto junto ao Governo Federal e Estadual, expondo aos responsáveis os benefícios da antecipação das obras na Malha Ferroviária Paulista, especialmente para Sumaré. Hoje é um sonho que começa a ser realizado e que representará um crescimento exponencial para Sumaré nos próximos anos. Junto a essas obras há também a geração de empregos, a ampliação do transporte de cargas – que significa maior arrecadação aos municípios –, além de que, com as novas passagens sobre a linha férrea, também já estamos dando início à implantação do Anel Viário Orquídea, previsto no nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana”, explicou o prefeito, agradecendo ainda ao deputado estadual Dirceu Dalben, que intermediou diversas das reuniões realizadas.

“Esse é um marco histórico para o desenvolvimento do nosso estado, do país e de dezenas de municípios paulistas. O novo contrato prevê a solução de conflitos viários em 40 cidades, entre elas Sumaré, Hortolândia, Campinas. Além disso, a concessionária também vai investir R$ 6 bilhões em obras, trilhos, vagões e locomotivas para ampliar o transporte de cargas já nos primeiros cinco anos de contrato. Isso tudo, além de melhorar questões de infraestrutura, também favorece a geração de empregos para a população paulista, em um momento que nosso estado e país se preparam para a retomada econômica. É uma grande conquista e também é o primeiro passo para a implantação do Trem Intercidades, que realizará o transporte de passageiros entre a nossa região e a capital paulista, em um primeiro momento”, comentou o deputado estadual Dirceu Dalben.

O contrato original da Rumo, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos. Segundo a ANTT, a renovação antecipada garante R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); intervenções em 40 municípios paulistas, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.