É um momento de mudança para toda a comunidade escolar, mas dicas simples podem auxiliar muitos pais e alunos a manterem uma agenda positiva. É o que explica Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense que conta com mais de 140 unidades em operação em todo o Brasil. A rede já vinha trabalhando com alguns recursos digitais e, em março, implementou a Maple Bear Digital Learning Community, comunidade online com atividades, orientações e canais de comunicação para professores, pais e alunos.
A primeira orientação para o EAD mais efetivo é separar um espaço adequado, com móveis, materiais, iluminação e a tranquilidade necessária. “É importante criar esse entendimento de que aquele local é a nova ‘sala de aula’, ajudando a consolidar assim uma rotina e disposição de estudo”, afirma Cintia. O segundo passo é acompanhar e cumprir a agenda de atividades propostas pela escola e professores, de acordo com a série de cada aluno. Neste contexto, o papel principal dos pais é acompanhar o desempenho dos filhos. Fazer junto e/ou discutir apenas se for solicitado por alguma atividade e/ou dinâmica. “Os pais precisam entender que ali é o momento que o filho está construindo seu aprendizado e se tornando responsável por isso, já que se estimula sempre a autonomia e o protagonismo do aluno nesse processo”, explica a diretora acadêmica da Maple Bear.
No EAD, um dos recursos mais utilizados é a plataforma de videoconferência, que é um momento de interação essencial entre professores e alunos. No entanto, a gama digital é muito mais ampla e inclui ambientes virtuais para leitura e escrita (para aulas de Literatura e Redação), mapas online (Geografia), acesso a documentos históricos e tour virtual por museus (História), além de aplicativos voltados a Matemática e Ciências. Existem ainda sites para que os alunos criem seus próprios livros, para organização de portfólios de atividades escolares e os próprios portais de notícias, que subsidiam a realização de trabalhos multidisciplinares. Com isso, a leitura ganha um papel ainda mais fundamental. “Atualmente, temos algumas plataformas de leitura digitais conforme a faixa etária, algumas delas até com opções gratuitas. É uma forma de incentivar a curiosidade e iniciativa dos alunos”, disse.